A primeira edição do Evolution Lab, programa de Pré-Incubação do Entra21, marcou um passo importante na formação empreendedora de novos talentos da região. Ao longo das últimas semanas, 15 projetos participaram de um ciclo de seis encontros, com mentorias, workshops e atividades voltadas à validação de soluções e ao desenvolvimento de modelos de negócio. A iniciativa é realizada pela Blusoft, Polo regional da ACATE na região do vale europeu.
O ciclo encerrou no dia 18 de novembro, com o DemoDay, momento em que os participantes apresentaram seus pitches para uma banca formada por especialistas com ampla experiência em inovação, tecnologia e desenvolvimento regional. Dos 15 projetos, 12 subiram ao palco para compartilhar suas soluções.
A abertura do evento contou com a participação de Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Alto Vale, e Adriana Gazaniga, diretora executiva da Blusoft. A banca avaliadora foi composta por:
Cacio Packer – Profissional com longa trajetória em tecnologia, investidor-anjo e CEO da SCVentures.
Sidney Hamada – Empreendedor, investidor e fundador do Ecossistema Straas e Wein Hub.
Walfredo Balistieri – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC) de Blumenau.
Reginaldo Schollemberg – Diretor de Ecossistemas da Blusoft, empreendedor e liderança do Vale Europeu em inovação.
Rafael Pachechne – Gestor de projetos de inovação no Sebrae/SC, com atuação em programas de impacto na região.
Após as apresentações, o destaque do dia foi a Tech Voice Support AI, equipe vencedora desta edição.
A solução criada pelo time oferece um suporte técnico por voz capaz de automatizar atendimentos de primeiro nível. A ferramenta ajuda colaboradores a resolver rapidamente problemas simples de TI, reduz a sobrecarga das equipes de suporte, diminui custos e melhora a experiência dos usuários com um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado.
Para o grupo, a pré-incubação foi fundamental na evolução do projeto:
“A experiência de participar da Pré-Incubação foi algo extremamente necessário, pois ajudou não só o time da Tech Voice a ter uma nova percepção de negócio, como também a enxergar oportunidades de aprimorar nossa solução. Pudemos amadurecer nossas ideias, idealizar o futuro que queremos para o projeto e, acima de tudo, perceber o grande potencial que temos em criar algo revolucionário. Pretendemos seguir com o desenvolvimento para torná-lo uma ferramenta real e aplicável. Nosso time vê um grande potencial em seu desenvolvimento.”, conta Vanessa Santiago, integrante da Tech Voice Support AI
O Programa Entra21
O Entra21 é considerado um dos maiores programas de formação de mão-de-obra em tecnologia da informação da América Latina. Criado em 2006, já formou mais de 8 mil pessoas, sempre com altos índices de empregabilidade. O programa de pré-incubação Evolution Lab reforça o propósito do Entra21 de capacitar talentos, estimular o empreendedorismo e fortalecer o ecossistema de inovação do Vale Europeu.