Iniciativa reforça a consolidação da marca nos Estados Unidos e seu compromisso com inovação e engajamento com a comunidade local. Foto: divulgação

Portobello America promove ação com universidade dos EUA

A Portobello America, unidade norte-americana do Portobello Grupo, celebra dois anos da inauguração de sua fábrica nos Estados Unidos com uma iniciativa que reflete sua integração à cultura de inovação e colaboração do país. Nos dias 16 e 17 de outubro, a empresa realiza seu primeiro Hackathon, em parceria com a Tennessee Tech University, por meio dos departamentos de Ciência da Computação e Engenharia, com o apoio do Machine Intelligence and Data Science Center (Minds).

Com o tema “Design the Future with AI”, o evento simboliza um marco na trajetória da Portobello America, que se consolida como peça fundamental na estratégia de internacionalização do Portobello Grupo. A operação conta com uma estrutura de distribuição robusta e com o primeiro parque fabril da marca, inaugurado em outubro de 2023, em Baxter, Tennessee.

O Hackathon busca unir academia, indústria e comunidade na criação de soluções baseadas em inteligência artificial para desafios reais da empresa nas áreas de Logística, Marketing e Finanças. A proposta é conectar a criatividade dos estudantes ao conhecimento de mercado da Portobello America, promovendo aprendizado, trocas e inovação colaborativa.

“Desde o início da nossa operação em Tennessee, temos buscado construir relações genuínas com o ecossistema local. O Hackathon é uma oportunidade de abrir nossas portas para novas ideias, impulsionar a inovação e contribuir para o desenvolvimento dos futuros profissionais da região”, afirma João Oliveira, CEO da Portobello America.

Estudantes e profissionais cocriam soluções com IA

Ao todo, 30 participantes, entre estudantes, profissionais e colaboradores da Portobello America, serão divididos em cinco equipes multidisciplinares que reúnem perfis de negócios, design, engenharia e tecnologia. Durante dois dias de imersão, os times irão cocriar propostas, protótipos e modelos de negócio com o suporte de mentores e especialistas da empresa e da universidade.

O evento contará também com palestras, sessões de mentoria e uma banca avaliadora composta por representantes da Portobello America e da Tennessee Tech, que selecionarão as propostas com maior potencial de aplicação prática e impacto positivo para o negócio. As ideias mais promissoras poderão ser aprofundadas em futuras colaborações com a empresa.

Mais do que uma competição, o Hackathon representa um espaço de troca e aprendizado, reforçando o papel da Portobello America como agente de inovação e desenvolvimento regional. “Acreditamos que o futuro do design e da indústria será construído por meio da união entre criatividade, tecnologia e colaboração. Esse evento traduz exatamente o que buscamos promover: uma cultura de inovação aberta e conectada”, complementa Oliveira.

A evolução da operação nos Estados Unidos reflete o sucesso da estratégia de internacionalização do grupo e o fortalecimento contínuo da presença da Portobello America no mercado norte-americano. O avanço contínuo em eficiência produtiva, expansão comercial e fortalecimento da marca reforça o posicionamento da empresa como referência em inovação e design nos Estados Unidos.

Com essa iniciativa, a Portobello America reafirma seu compromisso de integrar design, tecnologia e impacto positivo, celebrando dois anos de operação com um olhar voltado para o futuro, e fortalecendo sua presença como referência em inovação no mercado norte-americano de revestimentos.

SOBRE O PORTOBELLO GRUPO

Portobello Grupo é líder em inovação e design, uma das principais empresas de revestimentos no Brasil, além de protagonista global no setor. O Grupo possui quatro unidades de negócio no Brasil e nos Estados Unidos.

A unidade de varejo, prioridade estratégica do grupo, é a Portobello Shop, a maior rede de soluções em revestimentos no Brasil, com 135 lojas franquias e 29 lojas próprias em todas as regiões. A empresa exercita a centralidade no cliente, proporcionando a melhor experiência possível com a marca para os profissionais de arquitetura e design, além de consumidores finais.

A Portobello America concretiza a estratégia de internacionalização do grupo, com uma operação de distribuição consolidada e a construção do primeiro parque fabril da marca, inaugurado em outubro de 2023, em Baxter, Tennessee.

A unidade Portobello distribui seus produtos através dos principais home centers do país, do mercado imobiliário e grandes obras, além da exportação para mais de 63 países. Essa unidade tem um parque industrial em Tijucas, Santa Catarina, com a produção dos mais inovadores produtos cerâmicos, com destaque para as lastras em porcelanato.

A unidade Pointer é a marca de design democrático, com atuação na região nordeste do país, além da exportação, e uma unidade industrial estruturada para ser a mais sustentável possível, em Marechal Deodoro, Alagoas.

Listada na B3 (PTBL3), a empresa adota as mais avançadas práticas de governança corporativa, com destaque para a gestão ESG, estruturada a partir de um Comitê de Sustentabilidade, composto pelo Presidente do Conselho e acionistas. Signatário do Pacto Global, o Grupo tem metas orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.