O Porto Digital, maior distrito de inovação do país, participa nesta semana do Web Summit Lisboa 2025, considerado um dos maiores eventos globais de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Realizado até o dia 13 de novembro, em Lisboa, o encontro reúne mais de 70 mil participantes de 153 países, incluindo 300 startups brasileiras, além de CEOs, investidores e líderes que definem o futuro do setor.
No dia 12 de novembro, às 15h15 (horário local), Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e do Cais do Porto, participará de um painel ao lado de Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, instituição âncora com quase três décadas de atuação, com moderação de Amanda Lima, colaboradora da CNN Portugal e editora-chefe do DN Brasil.
O debate, intitulado “De Lisboa ao Recife: moldando uma identidade tecnológica portuguesa”, abordará como Portugal e Brasil fortalecem uma cultura de inovação comum, apoiada na língua, criatividade e colaboração entre ecossistemas.
O painel vai abordar como Portugal e Brasil vêm fortalecendo uma cultura de inovação comum, baseada em língua, criatividade e colaboração entre ecossistemas. Além disso, discutirá como o eixo Lisboa–Recife vem se consolidando como uma ponte estratégica para a formação de uma identidade tecnológica lusófona, capaz de gerar oportunidades de negócios, desenvolvimento conjunto de soluções digitais e expansão internacional de startups e talentos.
Durante os três dias de evento, o Cais do Porto, hub de internacionalização do Porto Digital em Portugal, terá um stand para aproximar a comunidade brasileira do hub, promovendo networking, troca de experiências e conexão entre empresas e startups dos dois países.
“A presença do Porto Digital no Web Summit reforça o nosso protagonismo como um dos polos mais dinâmicos de inovação do Brasil e da América Latina. Este diálogo com Portugal amplia nossa atuação internacional e fortalece a construção de uma comunidade tecnológica lusófona, conectada e colaborativa”, destaca Pierre Lucena.
A participação no painel e a presença do Cais do Porto destacam o papel do Porto Digital e do CESAR na promoção da inovação brasileira no cenário internacional, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e a criação de oportunidades de negócios entre países.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há 25 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.
Sobre o Cais do Porto
O Cais do Porto é o hub de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras em Portugal, uma iniciativa do Porto Digital que conecta ecossistemas, acelera negócios e fomenta a inovação entre Brasil e Europa. O espaço, localizado em Aveiro, atua como ponto de encontro entre empreendedores, instituições e investidores interessados em fortalecer a cooperação tecnológica entre os dois países.