PMEs: Apenas 4,5% operam com alta eficiência digital no Brasil

Mesmo com a digitalização atingindo 70% do setor, a lentidão na adoção de tecnologias emergentes atinge 95,5% das Pequenas e Médias Empresas  devido aos obstáculos de conectividade.

Diante dos avanços no mercado da tecnologia e das mutações no comportamento do consumidor, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) precisam ficar em alerta para investimentos inteligentes em tecnologia, para assim acompanhar as tendências do mercado. 

Segundo a Pesquisa de Maturidade Digital da ABDI, mesmo com a digitalização absorvendo 70% do setor, somente 4,5% das empresas operam com alto nível de eficiência digital. Isso indica que atualmente, cerca de 95,5% das empresas no mercado ainda sofrem com a estabilidade e desempenho da infraestrutura digital. 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também revela em um levantamento que 66% das micro e pequenas empresas nacionais ainda percorrem os estágios 1 e 2 de adoção da tecnologia em suas operações, sem evoluir dos estágios iniciais de maturidade digital. 

Para viabilizar financeiramente as operações dentro das organizações, a estabilidade da rede é um fator determinante. Visando mitigar os riscos operacionais, a Claro empresas criou um guia prático para as empresas testarem a velocidade da internet no dia a dia. 

Além das interrupções nas transações financeiras em tempo real, a instabilidade da conexão pode gerar falhas na sincronização de sistemas de gestão (ERP) e trazer prejuízos à imagem comercial da marca perante os consumidores. 

Conectividade e infraestrutura para IA e nuvem.

Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), a tecnologia de fibra óptica integrada à expansão da cobertura 5G, que atingiu mais de 2 mil cidades brasileiras, permite o suporte a vários usuários em ferramentas de alto consumo de dados ao mesmo tempo. Isso acontece pela estabilidade da fibra que elimina as oscilações de sinal, garantindo a união do desempenho humano junto à capacidade dos softwares contratados. 

Na atualidade, 47% das PMEs brasileiras já adotaram ou planejaram a implementação de projetos de Inteligência Artificial, de acordo com a Serasa Experian. Para a execução das iniciativas, a infraestrutura de rede é um requisito técnico primordial. 

Ferramentas de IA e Computação em Nuvem atuam sob a demanda massiva de tráfego de dados. O uso da fibra óptica contribui para assegurar que o trâmite de dados ocorra corretamente, além de permitir que a automação dos processos entregue os índices de agilidade de acordo com os planos de negócios. 

Segurança de dados e eficiência no atendimento digital ao cliente.

A conformidade com a LGPD e a qualidade da comunicação, que possuem relação direta com a segurança da informação, dependem inteiramente da performance adequada da rede. Para possibilitar a realização de backups automáticos e em grande volume na nuvem, a estabilidade da fibra óptica maximiza a resistência das PMEs contra incidentes como o roubo de dados (ransomware). 

O fluxo permanente de dados proporciona a recuperação em tempo reduzido do sistema de janelas, estabelecendo a continuidade da operação e proteção do patrimônio digital das empresas. 

Entretanto, a conexão com baixa latência reflete na celeridade dos canais de suporte e atendimento ao cliente. Em um mercado onde a velocidade é essencial, a fibra óptica também elimina falhas em serviços de VoIP, sistemas de atendimento automatizado e videochamadas. 

Um diferencial estratégico para 2026 é o fluxo de comunicação ininterrupto, que impacta diretamente na taxa de conversão de vendas e na conservação de clientes em plataformas digitais.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.