cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Victor Gomes, Simone Stülp, Susana Kakuta e Leandro Carvalho participaram da discussão - Foto: Anita Trombin/Ascom Sict.

Plataforma que conecta dados sobre biomassa é apresentada no RS Innovation Stage

Parceria da Sict, UFSM e Sistema Fiergs foca em transição energética

Uma plataforma que reúne o mapeamento da biomassa no Rio Grande do Sul foi apresentada na manhã desta sexta-feira (11/4) no RS Innovation Stage – palco do governo do Estado no South Summit Brazil (SSB). A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pelo quarto ano seguido, o governo gaúcho é correalizador do evento.

“Esse projeto tem um olhar para a transformação do Estado com foco na biomassa. Para além de fomentar a pesquisa, também é nosso papel enquanto governo a construção de políticas públicas dentro dessa temática”, ressaltou a titular da Sict, Simone Stülp.

A secretária lembrou os investimentos do Executivo gaúcho em datacenters e em celulose, anunciados em 2024. “Esses assuntos têm total relação com biomassa e mostram a vocação do Estado em olhar para o futuro. Queremos ser mais resilientes e adaptados – para isso, precisamos falar sobre energia, que é o grande gargalo das nações. Esses temas se conectam com o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado”, complementou.

Leandro Carvalho, professor da UFSM, detalhou o projeto. “O Rio Grande do Sul é um grande produtor de grãos e cereais, e tem uma agropecuária muito forte. Temos a geração de biomassa primária e, uma vez conhecida, precisamos ver o que fazer com ela, quem é o dono, onde ela está e como se apresenta. Então, além de abastecer a plataforma com dados secundários, precisamos acessar os dados primários para conectar o setor produtivo”, explicou. Carvalho salientou que é possível avaliar a viabilidade de envolver as universidades para propor soluções ao setor.

O papel da indústria no contexto energético também foi abordado pelo diretor de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Victor Gomes. “Nosso país e nosso Estado não podem perder a corrida energética. E essa plataforma, que escolhemos começar pelo Rio Grande do Sul, vem com o mapeamento do que é a biomassa. Mas precisamos lembrar que, sem a indústria, isso não vale a pena. A indústria precisa de energia para produzir, e vamos aproximar quem está buscando biomassa e quem está produzindo”, afirmou.

A diretora-geral do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS), Senai-RS e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Susana Kakuta, endossou a participação da indústria e a construção de uma educação para inovação. “Quando a gente fala em biomassa, temos uma relação com a transição energética, que é um insumo básico na indústria. Com isso, também está a educação para a inovação voltada à sustentabilidade e para a condução da indústria para uma sustentabilidade global. Países desenvolvidos, como Alemanha e Holanda, têm grande parte da matriz energética baseada em biomassa, e precisamos começar a enxergar esse cenário de forma clara”, apontou.

A plataforma pode ser acessada aqui.

O SSB acontece até esta sexta-feira (11/4), no Cais Mauá, em Porto Alegre. A programação completa do RS Innovation Stage está sendo transmitida ao vivo pelo canal do governo no YouTube.

Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.