Na próxima quinta-feira, 22 de janeiro, a UNIDAS – Autogestão em Saúde lança a Pesquisa Saúde UNIDAS 2025, que traduz, em dados e análises, como a autogestão tem respondido aos desafios da saúde suplementar, identificando tendências de custos, padrões de utilização e o perfil assistencial das entidades do segmento. O levantamento também avalia o desempenho das autogestões, com foco em sustentabilidade, qualidade da assistência e eficiência.
Ao traçar o mapa da autogestão em saúde no país, o estudo compilou quatro anos de dados (série histórica 2021-2024), abrangendo temas que vão desde a saúde ocupacional e assistência farmacêutica até terapias complexas, saúde digital e inovação. Os números reforçam um dos principais atributos da autogestão: o de que este é o segmento que acolhe o beneficiário idoso.
“A pesquisa traz importantes reflexões para gestão, consolidando-se como um verdadeiro instrumento de decisão, permitindo comparabilidade e a orientação de prioridades setoriais”, afirma o diretor técnico da UNIDAS, João Paulo dos Reis Neto.
O objetivo da UNIDAS, além de fazer um raio-x da autogestão, é o de fornecer subsídios capazes de apoiar a tomada de decisão estratégica das entidades. “Como poderá ser observado, o perfil demográfico das autogestões é um verdadeiro termômetro do futuro do setor. Nossa base populacional mais madura reflete hoje a pressão que o sistema inteiro da saúde suplementar sentirá amanhã”, acrescenta o diretor técnico.
Um diferencial em relação à edição de 2024 foi uma lupa sobre a especialidade oncologia, o que possibilitará insights para gestão populacional e busca por modelos de compartilhamentos de riscos. O relatório também projeta a carteira até o ano de 2029, de olho no planejamento e na sustentabilidade.
Saiba mais
Promovida anualmente desde 2000, a pesquisa tornou-se uma referência para o setor de saúde suplementar. Neste ano, participaram 56 entidades de autogestão em saúde, contabilizando 3.071.822 beneficiários e R$ 21,4 bilhões/ano, em média, de despesas assistenciais. O questionário reuniu 52 perguntas e foi desenhado para refletir os desafios reais das operadoras.
A UNIDAS é uma entidade associativa sem fins lucrativos que representa as operadoras de autogestão no país. Atualmente, possui 112 filiadas, totalizando 4,3 milhões de vidas.
Na autogestão, os beneficiários participam da administração das operadoras, podendo votar e ser votados. Como não há finalidade lucrativa, os recursos financeiros são reinvestidos na assistência. Ou seja, no modelo de autogestão o beneficiário está no centro do cuidado.
Serviço
Lançamento Pesquisa Nacional Saúde UNIDAS 2025
📅 Data: quinta-feira, 22 de janeiro
⏰ Horário: 9h
🏢 Realização: UNIDAS – Autogestão em Saúde