O estudo aponta que 85% das organizações já utilizam IA em processos essenciais de SIAM e alerta para desafios de integração e privacidade de dados. Foto: divulgação

Pesquisa global do Grupo Stefanini e Scopism revela rápida adoção de IA

O Grupo Stefanini, consultoria tech global com mentalidade AI-First, e a Scopism, referência global em boas práticas de Service Integration and Management (SIAM), anunciaram o lançamento do White Paper Global SIAM Survey 2025. Em parceria com a Stefanini, o 8º relatório anual foi apresentado durante a Scopism Service North Conference, em Manchester (Reino Unido), e reúne dados inéditos sobre adoção, maturidade e as principais tendências globais que estão moldando a evolução do SIAM.

A pesquisa também analisou o impacto da inteligência artificial (IA) nos modelos de SIAM. Embora o uso geral de IA tenha se mantido estável, a adoção em áreas específicas, como a gestão de incidentes, avançou de forma expressiva, com 85% das organizações afirmando utilizar a tecnologia. Os entrevistados também apontaram desafios relevantes, como integração de sistemas (74%), custos (64%) e privacidade de dados (50%). O white paper desta edição ainda destaca:

Benefícios esperados, desafios e prazos para organizações que planejam adotar SIAM.

Jornadas de adoção, estruturas, benefícios alcançados e lições aprendidas entre organizações que já utilizam SIAM.

Insights sobre expectativas dos clientes, desafios e habilidades necessárias para a entrega bem-sucedida de SIAM por consultorias e fornecedores de soluções.

A edição de 2025 traça um panorama atualizado da evolução do setor de SIAM, a partir das respostas de 232 participantes de diferentes setores e organizações em 34 países. O 8º Global SIAM

Survey mantém-se como uma das principais referências globais, reunindo dados sobre adoção, maturidade e tendências emergentes que orientam a evolução do SIAM no mundo.

“Na Stefanini, acreditamos que o SIAM é fundamental para garantir serviços consistentes e integrados em ambientes complexos, com múltiplos fornecedores”, afirma Farlei Kothe, CEO da Stefanini para América do Norte, EMEA e Ásia-Pacífico. “A edição de 2025 mostra como a IA e a automação estão redefinindo a adoção de SIAM, mas também reforça que o sucesso depende de governança forte e colaboração. Temos orgulho em apoiar a comunidade global de SIAM com dados que impulsionam avanços concretos.

O Global SIAM Survey continua evoluindo junto com a comunidade que representa. Os resultados deste ano mostram tanto a crescente maturidade das práticas de SIAM quanto os desafios reais que as organizações enfrentam ao adotar novas tecnologias, como a IA”, afirma Claire Agutter, fundadora e diretora da Scopism. “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Stefanini para levar esses insights a profissionais de todo o mundo, ajudando-os a aprender uns com os outros e avançar em suas jornadas de SIAM.

Segundo Claire, 2026 será um ano de continuidade na evolução e amadurecimento do SIAM. “As práticas de SIAM precisarão acompanhar a crescente adoção de experience management, além de um foco muito mais rigoroso no retorno sobre o investimento em IA, avaliando o valor que a inteligência artificial e a automação estão entregando ao ecossistema de fornecedores. Também esperamos que os fornecedores respondam a esse movimento com mais ofertas voltadas ao SIAM e modelos de ‘SIAM como serviço’. A tendência é de que a adoção continue avançando globalmente, com a América do Norte registrando um crescimento ainda mais acelerado.

Sobre a Scopism

A Scopism é a referência global em boas práticas para Service Integration and Management (SIAM). A empresa apoia a comunidade de SIAM com eventos, serviços de consultoria e recursos atualizados, incluindo o SIAM Foundation e o Professional Body of Knowledge. Por meio da Scopism SIAM Community, profissionais de todo o mundo podem se conectar, compartilhar experiências e ajudar a moldar o futuro do SIAM.

Sobre o Grupo Stefanini

A Stefanini é uma consultoria tech global que oferece uma ampla gama de soluções com uma abordagem cocriativa e foco constante em resultados. A Stefanini apoia empresas em jornadas de transformação digital e na busca pela excelência operacional. Com um portfólio totalmente acelerado por IA, o grupo Stefanini reúne seu amplo portfólio em sete unidades de negócios: Technology, Cyber, Data & Analytics, Financial Tech, Operations, Marketing e Manufacturing.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.