O Grupo Stefanini, consultoria tech global com mentalidade AI-First, e a Scopism, referência global em boas práticas de Service Integration and Management (SIAM), anunciaram o lançamento do White Paper Global SIAM Survey 2025. Em parceria com a Stefanini, o 8º relatório anual foi apresentado durante a Scopism Service North Conference, em Manchester (Reino Unido), e reúne dados inéditos sobre adoção, maturidade e as principais tendências globais que estão moldando a evolução do SIAM.
A pesquisa também analisou o impacto da inteligência artificial (IA) nos modelos de SIAM. Embora o uso geral de IA tenha se mantido estável, a adoção em áreas específicas, como a gestão de incidentes, avançou de forma expressiva, com 85% das organizações afirmando utilizar a tecnologia. Os entrevistados também apontaram desafios relevantes, como integração de sistemas (74%), custos (64%) e privacidade de dados (50%). O white paper desta edição ainda destaca:
Benefícios esperados, desafios e prazos para organizações que planejam adotar SIAM.
Jornadas de adoção, estruturas, benefícios alcançados e lições aprendidas entre organizações que já utilizam SIAM.
Insights sobre expectativas dos clientes, desafios e habilidades necessárias para a entrega bem-sucedida de SIAM por consultorias e fornecedores de soluções.
A edição de 2025 traça um panorama atualizado da evolução do setor de SIAM, a partir das respostas de 232 participantes de diferentes setores e organizações em 34 países. O 8º Global SIAM
Survey mantém-se como uma das principais referências globais, reunindo dados sobre adoção, maturidade e tendências emergentes que orientam a evolução do SIAM no mundo.
“Na Stefanini, acreditamos que o SIAM é fundamental para garantir serviços consistentes e integrados em ambientes complexos, com múltiplos fornecedores”, afirma Farlei Kothe, CEO da Stefanini para América do Norte, EMEA e Ásia-Pacífico. “A edição de 2025 mostra como a IA e a automação estão redefinindo a adoção de SIAM, mas também reforça que o sucesso depende de governança forte e colaboração. Temos orgulho em apoiar a comunidade global de SIAM com dados que impulsionam avanços concretos.
O Global SIAM Survey continua evoluindo junto com a comunidade que representa. Os resultados deste ano mostram tanto a crescente maturidade das práticas de SIAM quanto os desafios reais que as organizações enfrentam ao adotar novas tecnologias, como a IA”, afirma Claire Agutter, fundadora e diretora da Scopism. “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Stefanini para levar esses insights a profissionais de todo o mundo, ajudando-os a aprender uns com os outros e avançar em suas jornadas de SIAM.
Segundo Claire, 2026 será um ano de continuidade na evolução e amadurecimento do SIAM. “As práticas de SIAM precisarão acompanhar a crescente adoção de experience management, além de um foco muito mais rigoroso no retorno sobre o investimento em IA, avaliando o valor que a inteligência artificial e a automação estão entregando ao ecossistema de fornecedores. Também esperamos que os fornecedores respondam a esse movimento com mais ofertas voltadas ao SIAM e modelos de ‘SIAM como serviço’. A tendência é de que a adoção continue avançando globalmente, com a América do Norte registrando um crescimento ainda mais acelerado.
Sobre a Scopism
A Scopism é a referência global em boas práticas para Service Integration and Management (SIAM). A empresa apoia a comunidade de SIAM com eventos, serviços de consultoria e recursos atualizados, incluindo o SIAM Foundation e o Professional Body of Knowledge. Por meio da Scopism SIAM Community, profissionais de todo o mundo podem se conectar, compartilhar experiências e ajudar a moldar o futuro do SIAM.
Sobre o Grupo Stefanini
A Stefanini é uma consultoria tech global que oferece uma ampla gama de soluções com uma abordagem cocriativa e foco constante em resultados. A Stefanini apoia empresas em jornadas de transformação digital e na busca pela excelência operacional. Com um portfólio totalmente acelerado por IA, o grupo Stefanini reúne seu amplo portfólio em sete unidades de negócios: Technology, Cyber, Data & Analytics, Financial Tech, Operations, Marketing e Manufacturing.