O jornalista norte-americano Paul Fain, editor da plataforma Work Shift e um dos nomes mais influentes nos debates sobre educação, trabalho e inovação nos Estados Unidos, é um dos destaques internacionais confirmados na quarta edição da Semana Caldeira. O evento, promovido pelo Instituto Caldeira, acontece entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, em Porto Alegre (RS), com mais de 250 horas de programação gratuita.
Com passagens pelo Inside Higher Ed e pelo Chronicle of Higher Education, Fain se notabilizou por investigar se o sistema educacional — especialmente o ensino superior e os programas de capacitação — está, de fato, preparando talentos para o mundo do trabalho e gerando mobilidade econômica real. Na Semana Caldeira, ele participa de painéis voltados à interseção entre inteligência artificial, educação e mercado de trabalho. Em pauta, estão o avanço das big techs como novos agentes formadores e a redefinição do que significa sucesso na educação pós-secundária em um cenário de transformações tecnológicas aceleradas.
Parceria entre Caldeira e Work Shift
A presença de Fain no evento não é pontual: o Work Shift mantém uma parceria com o Instituto Caldeira com o objetivo de aprofundar o debate sobre a eficácia dos modelos tradicionais de educação frente às exigências da nova economia. “Ao buscar criar mais oportunidades de carreira para os jovens no mercado de tecnologia, o Caldeira oferece lições que são relevantes tanto nos Estados Unidos quanto em outros contextos globais”, aponta Fain.
Para Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira, o desafio está em conectar a formação profissional às demandas reais do mercado. “O futuro do trabalho está em constante transformação, e a formação de jovens muitas vezes ainda os prepara para um mundo que já não existe mais”, afirma. “É essencial aproximar a educação de experiências concretas que gerem oportunidades reais de inserção.”
Semana Caldeira 2025
A Semana Caldeira 2025 deve reunir mais de 15 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento, com mais de 200 palestrantes e 500 empresas envolvidas. A programação contempla temas como inteligência artificial, tecnologias emergentes, transformação digital e futuro do trabalho.
Além de Fain, a edição de 2025 contará com nomes como Guilherme Benchimol (XP), Claudia Costin (ex-diretora global de educação do Banco Mundial), Francisco Bosco (filósofo e escritor), Tati Bernardi (roteirista e escritora best-seller), Guilherme Horn (Head of WhatsApp for Strategic Markets), Jorge Gerdau (Presidente do Conselho Superior MBC – Movimento Brasil Competitivo), Átila Abreu (piloto Stockcar), Marcelo Ferraz (Sócio Fundador Brasil Arquitetura), Ana Almanzar (Vice-Prefeita de Iniciativas Estratégicas da Cidade de Nova York), Brad Feld (Founder Foundry), e Eduardo Saron (Presidente Fundação Itaú).