Jornalista norte-americano discute o papel das big techs na formação profissional na era da inteligência artificial. Foto: divulgação

Paul Fain, referência global em educação e trabalho, participa da Semana Caldeira 2025

O jornalista norte-americano Paul Fain, editor da plataforma Work Shift e um dos nomes mais influentes nos debates sobre educação, trabalho e inovação nos Estados Unidos, é um dos destaques internacionais confirmados na quarta edição da Semana Caldeira. O evento, promovido pelo Instituto Caldeira, acontece entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, em Porto Alegre (RS), com mais de 250 horas de programação gratuita.

Com passagens pelo Inside Higher Ed e pelo Chronicle of Higher Education, Fain se notabilizou por investigar se o sistema educacional — especialmente o ensino superior e os programas de capacitação — está, de fato, preparando talentos para o mundo do trabalho e gerando mobilidade econômica real. Na Semana Caldeira, ele participa de painéis voltados à interseção entre inteligência artificial, educação e mercado de trabalho. Em pauta, estão o avanço das big techs como novos agentes formadores e a redefinição do que significa sucesso na educação pós-secundária em um cenário de transformações tecnológicas aceleradas.

Parceria entre Caldeira e Work Shift

A presença de Fain no evento não é pontual: o Work Shift mantém uma parceria com o Instituto Caldeira com o objetivo de aprofundar o debate sobre a eficácia dos modelos tradicionais de educação frente às exigências da nova economia. “Ao buscar criar mais oportunidades de carreira para os jovens no mercado de tecnologia, o Caldeira oferece lições que são relevantes tanto nos Estados Unidos quanto em outros contextos globais”, aponta Fain.

Para Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira, o desafio está em conectar a formação profissional às demandas reais do mercado. “O futuro do trabalho está em constante transformação, e a formação de jovens muitas vezes ainda os prepara para um mundo que já não existe mais”, afirma. “É essencial aproximar a educação de experiências concretas que gerem oportunidades reais de inserção.”

Semana Caldeira 2025

A Semana Caldeira 2025 deve reunir mais de 15 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento, com mais de 200 palestrantes e 500 empresas envolvidas. A programação contempla temas como inteligência artificial, tecnologias emergentes, transformação digital e futuro do trabalho.

Além de Fain, a edição de 2025 contará com nomes como Guilherme Benchimol (XP), Claudia Costin (ex-diretora global de educação do Banco Mundial), Francisco Bosco (filósofo e escritor), Tati Bernardi (roteirista e escritora best-seller), Guilherme Horn (Head of WhatsApp for Strategic Markets), Jorge Gerdau (Presidente do Conselho Superior MBC – Movimento Brasil Competitivo), Átila Abreu (piloto Stockcar), Marcelo Ferraz (Sócio Fundador Brasil Arquitetura), Ana Almanzar (Vice-Prefeita de Iniciativas Estratégicas da Cidade de Nova York), Brad Feld (Founder Foundry), e Eduardo Saron (Presidente Fundação Itaú).

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.