Tecnologia transforma resíduos industriais em matéria-prima para novos processos químicos, promovendo eficiência e economia circular. Foto: divulgação
A Merck Life Science, líder global em ciência e tecnologia, atingiu um marco importante em sua jornada rumo à sustentabilidade na indústria química. Liderada por Misael Silva, gerente do Ecossistema de Inovação na América Latina, a empresa desenvolveu uma patente inovadora, agora licenciada globalmente, que propõe um sistema digital capaz de transformar resíduos industriais e subprodutos em matéria-prima para novos processos químicos, reduzindo desperdícios e ampliando a eficiência produtiva.
O sistema combina inteligência química e tecnologia digital para identificar subprodutos e resíduos gerados por diferentes empresas. Essas informações são registradas em uma plataforma online, que funciona como um marketplace de química verde. Nela, fornecedores podem listar seus resíduos disponíveis, enquanto fabricantes químicos buscam materiais que possam ser reutilizados em seus processos produtivos.
Quando um fabricante informa à plataforma qual molécula deseja produzir, o sistema faz o roteamento da síntese química, verificando automaticamente quais resíduos podem servir como reagentes. Um exemplo prático descrito na patente é o aproveitamento do hidroxi acetaldeído, um componente residual, na síntese de compostos de alto valor agregado.
“Essa tecnologia mostra como é possível aliar ciência, eficiência e sustentabilidade. Ao transformar resíduos em recursos úteis, contribuímos não apenas para a redução do impacto ambiental, mas também para a construção de uma indústria química mais inteligente e circular”, destaca Misael Silva, gerente do Ecossistema de Inovação na América Latina da Merck Life Science.
Com esta iniciativa, a Merck Brasil reforça seu papel como polo de desenvolvimento científico e tecnológico dentro da rede global da companhia, demonstrando como a combinação de conhecimento técnico e talento individual pode gerar inovações de alcance mundial e impacto concreto na indústria.
Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Mais de 62.000 colaboradores trabalham para fazer a diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando formas mais alegres e sustentáveis de viver. Desde o fornecimento de produtos e serviços que aceleram o desenvolvimento e a fabricação de medicamentos, até a descoberta de maneiras inovadoras de tratar as doenças mais desafiadoras e possibilitar a inteligência de dispositivos — a empresa está presente em todos esses momentos. Em 2024, a Merck gerou vendas de € 21,2 bilhões em 65 países. A exploração científica e o empreendedorismo responsável têm sido fundamentais para os avanços científicos e tecnológicos da Merck. É assim que a empresa prospera desde sua fundação, em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária da companhia, listada em bolsa. A Merck detém os direitos globais sobre o nome e a marca Merck. As únicas exceções são os Estados Unidos e o Canadá, onde os setores de atuação da Merck operam sob os nomes MilliporeSigma (ciências da vida), EMD Serono (saúde) e EMD Electronics (eletrônicos).
Para saber mais, acesse www.merck.com.br