cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
agro-inovador-jeep-compass-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-q8
O Supera Incubadora, em Ribeirão Preto, é uma das instituições-chave no apoio à execução do projeto – Foto: Divulgação/Supera Parque

Supera: parque de inovação da USP vai mapear cadeia produtiva da saúde

Com duração de cerca de oito meses, iniciativa vai identificar empresas da região, apontar gargalos e propor ações estratégicas para adensar o setor

Para fortalecer a trajetória da região de Ribeirão Preto como polo de saúde, o Programa SP Produz da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo vai fornecer R$ 372,9 mil em recursos estaduais para a realização de um diagnóstico aprofundado da cadeia produtiva do setor. O Supera Parque, centro de inovação tecnológica e pesquisa da USP de Ribeirão Preto, é uma das instituições que vão apoiar a execução de um projeto que vai mapear e entender os desafios das empresas que compõem essa cadeia, propondo ações estratégicas para seu fortalecimento.

Com previsão de duração de oito meses, o projeto, que será conduzido pela Associação de Empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) da Saúde, gestora da cadeia produtiva local, pretende identificar empresas e classificá-las por segmento e porte, analisando suas atividades, produtos e serviços. Também serão realizadas visitas em uma amostra significativa das empresas para levantar gargalos de crescimento, estruturação das cadeias de suprimento e distribuição, além de possíveis oportunidades de negócios por meio de consórcios.

O projeto prevê ainda a formulação de um plano de atração de novas empresas para a região e a criação de um portfólio de serviços de suporte às empresas, que será ofertado pela entidade gestora e pelos atores de governança envolvidos no processo.

Como um dos principais polos de inovação e empreendedorismo do País, o Supera Parque vai colaborar na estruturação de iniciativas que geram impacto direto no desenvolvimento econômico e social da região. Sua atuação inclui a conexão entre empresas, pesquisadores e instituições, promovendo inovação tecnológica e colaborativa na área da saúde, além de reforçar o papel de incubadoras e parques tecnológicos no estímulo ao crescimento de setores estratégicos como o da saúde.

Uma atenção especial será dada ao papel de fornecedores e distribuidores locais. A intenção é identificar os pontos críticos da cadeia produtiva, criando uma rede mais robusta e integrada que facilite o fluxo de produtos e serviços entre as empresas da região. Essa abordagem é fundamental para aumentar a eficiência e a competitividade das empresas locais, promovendo um ambiente mais atrativo para novos investimentos.

Segundo Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento do Supera Parque, o projeto está alinhado a objetivos estratégicos nacionais. “O adensamento da Cadeia Produtiva Local da Saúde está alinhado à Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, cujo objetivo é justamente expandir a produção nacional de itens prioritários para o SUS e reduzir a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas e dispositivos médicos estrangeiros”, explica.

Outras instituições que fazem parte da governança da CPL da Saúde incluem: Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp); Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidades e centros de ensino como Unaerp, Fatesa, Barão de Mauá e Fatec Ribeirão Preto; Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento; e Instituto Ribeirão 2030.

.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.