Foto: divulgação

Parcerias estratégicas e educação são destaques no Brazilian Week, em Nova York

A missão oficial contou com a participação de representantes do Governo Estadual, lideranças empresariais e setoriais, em um esforço conjunto para apresentar o potencial econômico e tecnológico do Estado no principal centro financeiro do mundo. A InvestRS, agência estadual de atração de investimentos, liderou a organização do RS Day, evento de destaque realizado no tradicional hotel The Plaza, que posicionou o Rio Grande do Sul como destino estratégico para investimentos internacionais, com painéis voltados aos setores de energia, agronegócio, infraestrutura e tecnologia.

“Buscando gerar mais competitividade para o nosso país e estado – parte do nosso core como instituição – tivemos a oportunidade de estar em Nova York articulando uma série de agendas estratégicas para impulsionar a inovação e a qualificação profissional”, afirma Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira.

Um dos marcos mais concretos da missão foi a formalização de uma parceria entre o governo do Estado, a Salesforce e o Instituto Caldeira, com apoio da Secretaria de Inclusão Digital. O acordo prevê a capacitação de até 1,5 milhão de gaúchos em Inteligência Artificial, por meio do uso gratuito da plataforma Trailhead, da Salesforce.

“Nos colocamos à disposição como um dos operadores dessa iniciativa, aproveitando a experiência acumulada com o programa Geração Caldeira, que já capacita e emprega jovens na nova economia“, destaca Valério.

A missão também consolidou os avanços das articulações com a IBM, especialmente em projetos voltados à formação de jovens em computação e tecnologias emergentes. A empresa manifestou ainda interesse em apoiar o desenvolvimento de ferramentas preditivas para desastres climáticos, com aplicação potencial em planejamento urbano e proteção ambiental.

Estreitamos relacionamentos com parceiros internacionais, identificamos oportunidades de novas tecnologias e agora voltamos ao Brasil com a energia para colocar em prática esses movimentos estratégicos.

Outro ponto de destaque foi a visita inédita da comitiva gaúcha à sede da OpenAI, criadora do ChatGPT. O Instituto Caldeira participou das discussões sobre o uso ético e eficiente da Inteligência Artificial no setor público, reforçando seu compromisso com a integração entre conhecimento aplicado, inovação aberta e interesse coletivo.

A agenda reforçou o papel do Caldeira como plataforma de conexão entre governo, academia e iniciativa privada, contribuindo para que o Estado se mantenha na vanguarda da transformação digital no país.

A missão ocorreu em um contexto de reconstrução do Rio Grande do Sul, após os efeitos devastadores de eventos climáticos extremos em 2024. A presença do Caldeira nesse cenário demonstrou que a reconstrução do Estado passa, necessariamente, pela aposta em conhecimento, tecnologia e redes colaborativas. O foco em capacitação e parcerias internacionais evidencia uma visão de futuro em que inovação não é apenas um diferencial, mas um vetor essencial de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.