Secretário-adjunto Bruno Silveira integrou o painel, destacando o caráter estratégico do trabalho - Foto: Daniele Machado/Ascom SPGG

Painel do Agronegócio e novo BI do setor são lançados na Expointer

Publicação chega à nona edição e ganha complemento interativo com dados de exportações e emprego formal do agronegócio

Na Expointer 2025, o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), lançou nesta segunda-feira (1/9) a nona edição do Painel do Agronegócio do Rio Grande do Sul e apresentou o novo BI do Agronegócio, ferramenta interativa que permitirá acompanhar de forma dinâmica os indicadores de exportações e de emprego formal do setor. As duas iniciativas se complementam e reforçam o compromisso do DEE/SPGG em oferecer dados estratégicos para compreender a dinâmica do agronegócio do Rio Grande do Sul.

O lançamento contou com a presença do secretário-adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, e dos pesquisadores Sérgio Leusin Júnior, Mariana Lisboa Pessoa e Bruno Paim, que apresentaram os resultados do estudo, elaborado também com Rodrigo Daniel Feix e Adonnay Martins Barbosa.

“O objetivo é contribuir para uma análise estrutural do agronegócio, apresentando novos recortes e informações que ajudam a entender tanto a produção quanto os impactos de questões como a estiagem e o uso da irrigação”, destacou Silveira.

Visão mais ampla

Enquanto o Painel oferece informações consolidadas sobre produção, crédito rural, exportações e impactos climáticos, o BI amplia as possibilidades de análise. Além dos relatórios trimestrais sobre exportações e emprego formal do agronegócio divulgados pelo DEE, o novo BI passa a oferecer atualizações mensais desses dados, garantindo ao público uma visão mais ágil e completa da evolução do setor no RS e no Brasil. O BI do Agronegócio pode ser acessado nesta página.

Em 2024, o agronegócio seguiu sendo peça-chave para a economia gaúcha. O setor respondeu por 72,2% das exportações totais do RS, somando US$ 15,8 bilhões. Entre os principais produtos exportados estão soja, carnes (suína, frango e bovina), celulose e tabaco, reforçando o peso do setor na balança comercial e na economia estadual.

Temas inéditos

O Painel deste ano apresenta três novas seções. A primeira trata dos portos utilizados para exportações, mostrando que o Porto do Rio Grande concentrou 91,9% do escoamento em 2024, enquanto parte das carnes, dos óleos vegetais e do biodiesel foi embarcada em portos de outros Estados, como Itajaí, São Francisco do Sul e Paranaguá.

Outra seção aborda o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), no qual o RS concentrou 41,9% das adesões nacionais em 2024, somando 129,8 mil contratos e movimentando R$ 9,14 bilhões em crédito.

Também é destaque a análise sobre a recorrência das estiagens e o papel da irrigação no RS. Entre 2003 e junho de 2025, foram registradas 3.418 ocorrências de secas ou estiagens, equivalentes a 56% dos eventos climáticos extremos ligados à precipitação.

O Painel constata que, diante do cenário de aumento na frequência e na intensidade das estiagens, é importante adotar estratégias integradas para mitigar seus impactos no setor agropecuário, entre eles os sistemas de irrigação de alta eficiência. O impacto da irrigação é evidente: em 2021/2022, a soja irrigada produziu 82% a mais do que áreas não irrigadas, enquanto o milho irrigado apresentou rendimento 200% superior.

Esse histórico de vulnerabilidade, segundo o documento, ajuda a explicar a forte demanda do RS por políticas de crédito e seguro rural, como o próprio Proagro.

Características da agricultura gaúcha

O Painel atualiza as características da agricultura do Estado, destacando a relevância de culturas como soja, arroz, milho, trigo e tabaco, que compõem a base da produção agrícola estadual. Além disso, o estudo revela que a agricultura familiar é característica de 80,5% do total de estabelecimentos agropecuários e responde por 72,2% do pessoal ocupado na agropecuária do RS.

O documento também ressalta a importância do cooperativismo. De acordo com dados de 2023, havia 95 cooperativas agropecuárias no Estado, que contavam com mais de 269,9 mil associados e empregavam diretamente 39 mil pessoas.

Tecnologia no campo

Em relação às máquinas e aos implementos agrícolas, o levantamento mostra que o RS é o maior produtor nacional de máquinas e implementos agrícolas e mantém posição de destaque na fabricação de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e semeadeiras. Em 2023, a indústria de máquinas e equipamentos respondeu por 15,4% do valor da transformação industrial do Estado, com mais da metade voltada ao setor agropecuário.

Apesar da retração recente – em 2024, a produção nacional de máquinas caiu 15%, e o RS perdeu 2.068 empregos no setor –, o Estado segue como polo estratégico, com exportações concentradas em tratores, colheitadeiras e pulverizadores para países como Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai e Chile.

Além disso, o Painel aponta que o RS é o segundo da federação em número de startups do agronegócio (Agtechs), com 194 empresas identificadas em 2023. Essas iniciativas desenvolvem soluções tecnológicas voltadas ao campo e reforçam o movimento de inovação no setor.

Agronegócio

O agronegócio compreende as atividades agropecuárias (agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e pesca), a produção de insumos e bens de capital (fertilizantes, defensivos, máquinas agrícolas) e a indústria de transformação da matéria-prima agropecuária (alimentos, biocombustíveis, fumo), além de serviços especializados, armazenagem, distribuição e comercialização dos produtos.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.