cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Alckmin recebe placa da Abisemi pelos esforços para o desenvolvimento do setor de semicondutores

Nova Indústria Brasil, do MDIC, incentiva a exportação de semicondutores

Novas regras de incentivo a investimentos e exportação de semicondutores fabricados no Brasil estão em linha com a Missão 4 da Nova Indústria Brasil, do MDIC

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, recebeu nesta segunda-feira (3/2) uma placa em homenagem pelos esforços para o desenvolvimento do setor de semicondutores. A placa foi entregue pelo Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi) Rogerio Duair Nunes.

“Quero agradecer ao Rogério Nunes, presidente Abisemi, e dizer que esse é um setor estratégico, importantíssimo e incluído na Nova Indústria Brasil, a NIB, com o novo Padis e o novo estímulo à política na área de semicondutores”, disse Ackmin. “E a gente fica feliz de saber que o setor está crescendo e agora conquistando ainda mais mercado e exportando”, acrescentou.

Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o programa Brasil Semicon e atualiza o Padis (Programa de Apoio aos Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores). Com as novas regras, o setor de semicondutores anunciou investimentos de R$ 24,8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, aumento da capacidade produtiva e expansão de fábricas.

“A Abisemi está aqui trazendo uma homenagem de agradecimento ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e a todos os membros do Ministério pela ação de suporte que teve ao longo do ano de 2024, ao longo da sua gestão, que culminou na Lei 14.968/24, que é a nova remodelação do Padis, é o novo Brasil Semicon, que está trazendo para o setor de semicondutores no Brasil uma oportunidade de crescimento muito grande já no ano de 2025, inclusive começando a criar oportunidades de exportação”, afirmou Nunes.

As fábricas brasileiras de semicondutores estão se estruturando para entrar nas cadeias globais de tecnologia de ponta e com a expectativa de exportar os chips “Made in Brazil” para alguns dos principiais mercados mundiais, entre eles Estados Unidos e Europa.

A lei do Padis prevê incentivos de R$ 7 bi ao ano, incluindo, além de chips, estímulo à produção de painéis solares e eletroeletrônicos. Aumentar a competitividade das empresas brasileiras e incentivar as exportações dos nossos produtos de alto valor agregado fazem parte dos objetivos centrais da Nova Indústria Brasil (NIB).

O programa está alinhado com os objetivos da Missão 4 da NIB, que são impulsionar a transformação digital no país, com ações voltadas à fabricação de chips e robôs, instalação de datacenters e computação em nuvem, otimização de processos industriais, telecomunicações, eletromobilidade, desenvolvimento de softwares e implantação de redes de infraestrutura, entre outras áreas intensivas de tecnologia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.