A CNN Brasil estreia no próximo domingo (22 de fevereiro) às 23h15 o Hot Market, seu mais novo programa de negócios e finanças. Com apresentação de Rafael Furlanetti, sócio-diretor da XP Investimentos, o episódio de estreia traz uma entrevista exclusiva com o ex-presidente do Banco Central e atual executivo do Nubank, Roberto Campos Neto. Fonte: Divulgação CNN Brasil
Em uma conversa franca sobre o cenário econômico e sua trajetória pessoal, Campos Neto aborda temas cruciais que impactam o mercado financeiro brasileiro, desde sua possível volta a Brasília até a necessidade de mudanças estruturais na proteção aos investidores.
Foco no setor privado e Nubank
Questionado por Furlanetti sobre os constantes rumores que o apontam como um nome forte para compor um eventual novo governo em Brasília, Campos Neto foi categórico ao afastar a possibilidade: “não está no radar”, afirmou o ex-presidente do BC.
Atuando há oito meses no Nubank, ele destacou o entusiasmo com a expansão internacional da instituição e o impacto social do banco digital. “O Brasil ‘bancarizou’ cerca de 45 milhões de pessoas e 32 milhões foram no Nubank. Estamos entrando nos EUA agora, que é um projeto maravilhoso. Gosto muito do banco e estamos fazendo coisas espetaculares”, completou.
O futuro do FGC
Um dos pontos altos da entrevista é a análise técnica de Campos Neto sobre o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Embora reconheça a importância do fundo para a competição bancária e para a sobrevivência de bancos médios, ele defende um redesenho do sistema para evitar distorções de mercado.
Segundo Campos Neto, o modelo atual gera três dimensões de “incentivos adversos”:
No Comprador: Que adquire títulos de alto risco focado apenas na taxa alta, sem critério, por saber que está garantido.
No Emissor: Que paga taxas elevadas para financiar ativos de maior risco, sabendo que a garantia atrai o capital.
No Distribuidor: Que comercializa produtos de risco sem o ônus de uma eventual penalização junto ao cliente.
“Precisamos de uma combinação de medidas que ataquem essas três dimensões. O comprador precisa se preocupar com o que está comprando e o emissor deve saber que será penalizado se pagar taxas excessivas para sustentar ativos de alto risco”, explicou.
Serviço
O Hot Market é o novo ponto de encontro para quem busca entender os bastidores do mercado financeiro, com a experiência de quem vive o dia a dia do setor.
Exibição CNN Brasil: Domingos, às 23h15
Exibição CNN Money: Segundas-feiras, às 19h
No país desde março de 2020, a CNN Brasil atinge mais de 80 milhões de pessoas por mês com a cobertura jornalística multiplataforma mais completa do Brasil. Disponível em TV por assinatura, banda kU, streaming (Claro, Amazon Prime, Vivo Play, Samsung TV Plus e LG) e YouTube, a CNN Brasil também oferece seu conteúdo via portal, apps, redes sociais e podcasts. Com um time que reúne alguns dos mais renomados jornalistas e analistas do país em suas respectivas áreas, a multiplataforma endossa o compromisso de levar as notícias mais importantes do Brasil e do mundo ao alcance do espectador ou leitor, na forma e no momento que mais lhe for conveniente, contemplando informações sobre política, economia, meio ambiente, assuntos internacionais, tecnologia, cultura e esportes. Desde o início de 2024, a marca estende sua credibilidade ao CNN Talks, unidade que hoje se notabiliza pelo êxito em unir líderes dos setores público e privado em debates sobre os temas mais relevantes para o desenvolvimento do país.