Divulgação Open Innovation Awards - Cecília Ribeiro, Diretora de Novos Negócios da Natura, e Thamara Prado, Head de Inovação Aberta e Venture Capital da Natura na América Latina. Foto: divulgação

Natura é o destaque do Ranking 100 Open Startups

Companhia lidera o segmento de cosméticos e é reconhecida pela sua estratégia de Inovação Aberta

A Natura foi reconhecida no evento de premiação do Ranking 100 Open Startups, que lista as startups mais atraentes para o mercado corporativo com base em dados de inovação aberta. Realizado na última segunda-feira (17), no Copacabana Palace (RJ), a edição especial de 2025, intitulada “Campeãs da Década”, celebra os 10 anos do ranking da 100 Open Startups. Na ocasião, a Natura foi a empresa de cosméticos campeã do segmento “Beleza, Cosméticos e Higiene Pessoal”, assegurando a posição de 14º no ranking geral TOP 100 Open Corps. A premiação reconhece as práticas de inovação aberta entre corporações e startups, área em que a Natura tem fortalecido seu ecossistema.

O reconhecimento é fruto de uma evolução na jornada de inovação aberta da companhia, que profissionalizou seus modelos de atuação e ampliou seu alcance nos últimos anos. “Para nós, inovação e regeneração são forças complementares, que se retroalimentam e dão vida à nossa visão de futuro. Enxergamos a inovação aberta não apenas como um processo, mas como um ativo estratégico que impulsiona vantagem competitiva e acelera a transformação”, reforça Cecília Ribeiro, Diretora de Novos Negócios, Inovação Aberta, CVC e Operações Internacionais na Natura.

Segundo a executiva, a companhia realiza cerca de 70% dos seus projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em colaboração com parceiros externos. Isso só é possível porque a companhia estimula parcerias com startups e empreendedores, com avanços alcançados por meio da estratégia e implementação de dados e Inteligência Artificial (IA).

A estratégia da Natura se materializa por meio de diversas frentes multidisciplinares dedicadas à inovação. É o caso Natura Nascente, o hub de inovação aberta da companhia, do qual fazem parte o Natura Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa, o Natura Studios, focado em Venture Client e experimentação ágil, além do Natura Campus, que conecta o os times de P&D a pesquisadores acadêmicos.

Olhando para o futuro, a Natura vai continuar a trabalhar em prol de todos os pilares da companhia, em busca de fomentar novos negócios alinhados ao propósito de regeneração, e resultados por meio de dados e implementação da IA, com aceleração da transformação digital e tecnológica, para se tornar uma organização “plug & play” no mercado de inovação aberta.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.