cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Premiê participou do Fórum Empresarial Brasil-Eslováquia, que reuniu empresários dos dois países para conhecer as oportunidades de negócios e investimentos.

Na FIESP, primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, afirma ser favorável ao acordo com o Mercosul

Alex de Souza

Pela primeira vez, o Brasil recebeu a visita de um chefe de governo da República Eslovaca. Depois de passar por Brasília, o primeiro-ministro Robert Fico desembarcou em São Paulo na quarta-feira (11/12) para participar da abertura do Fórum Empresarial Brasil-Eslováquia, na Fiesp.

Na capital federal, os países assinaram acordos de cooperação em diversas áreas, como defesa, segurança e compartilhamento de informações de inteligência, entre outros, além de protocolo que visa evitar a dupla tributação, o que vai beneficiar a atividade comercial dos dois países.

O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, destacou a importância da aproximação entre Brasil e Eslováquia e disse que isso “ajudará a fortalecer o comércio entre membros do Mercosul e União Europeia e a barrar o protecionismo”.

Por sua vez, Fico destacou os valores compartilhados entre os países e avalia como positivo o acordo com o Mercosul. “O Brasil é um dos mercados mais importantes para o meu país. Queremos conectar empresas brasileiras e eslovacas. Temos uma economia muito aberta e o Brasil é uma das maiores economias. Temos, portanto, uma grande oportunidade para ambos”, pontuou.

Uma das prioridades do governo eslovaco, de acordo com o primeiro-ministro, é criar oportunidades para diversificar a economia do país, que no momento depende muito do mercado da União Europeia. “Queremos apoiar o acordo entre Europa e Mercosul, que é uma estratégia econômica e geopolítica”, enfatizou.

“Haverá resistência por parte de alguns países da União Europeia, mas sabemos que precisamos ser práticos e buscar apoio de outros países do bloco”, afirmou. “A Eslováquia estará entre os países da União Europeia que vão apoiar o acordo, pois também vemos vantagens para o nosso país”.

Durante o Fórum houve a assinatura de memorando de entendimento entre o Banco de Exportação-Importação da República Eslovaca (Eximbanka SR) e a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF). Do lado eslovaco, assinou o documento o diretor-geral do Eximbanka SR, Rastislav Podhorec, e, do lado brasileiro, a presidente da ABGF, Maria Madrid.

FIESP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.