No dia 29 de abril, em Ribeirão Preto, a Arara Seed, em parceria com a The Yield Lab Latam e Rural Ventures, promove a terceira edição do Rural Summit, evento que reúne as principais agtechs e foodtechs do cenário agro brasileiro A conferência, que acontece em paralelo com a Agrishow, uma das maiores feiras de agronegócios do país, será no hub de inovação Dabi Business Park e deve reunir cerca de 500 pessoas para provocar a inovação e debater sobre o futuro do setor, as tecnologias e investimentos que vão revolucionar o segmento.
Segundo Henrique Galvani, CEO da Arara Seed, primeira plataforma de crowdfunding em startups do agronegócio, o evento visa aproveitar ao máximo o ecossistema de Ribeirão Preto, cidade conhecida como capital do agro. Dentre os palestrantes estão representantes de grandes empresas como NVIDIA, Dell, CUBO Agro e Rural Ventures, Koppert, The Yield Lab Latam, Atvos e CropLife Brasil.
“Convidamos os principais nomes do venture capital nacional e empresários deste mercado para participar dos painéis e discutir sobre os tópicos que estão moldando o futuro do agro. No campo sabemos que tecnologia não é mais uma diferencial e sim um pré-requisito para sobreviver. Além de promover networking no setor agro, com um Happy Hour após o evento, vamos realizar apresentações de pitchs de startups e abordar tópicos como impacto, investimentos e agricultura de precisão”, conta o executivo.
Para finalizar a tarde, serão apresentados os ganhadores do Prêmio AgriMatching, que reconhece as principais startups do agronegócio em três estágios de maturidade: Pré-Seed, Seed e Série A. A premiação destaca as tecnologias mais inovadoras e impactantes, conectando-as com os principais investidores, corporações e clientes do setor. “A premiação é uma novidade para esse ano, em que tivemos 92 startups inscritas e que após uma criteriosa análise selecionamos 45 agtechs para participarem do Agrimatching”, ressalta Thomaz Edmundo, sócio da Rural e responsável pela seleção das startups no evento.
Fernando Rodrigues, Managing Partner da Rural Ventures, destaca a importância de evento como esse: “Hoje, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acessar alimentos de diferentes origens. O consumo está globalizado, acessível e competitivo. Mas, do outro lado, quem produz precisa lidar com margens apertadas, clima imprevisível e exigências crescentes. Eficiência virou sobrevivência. Quem domina a tecnologia na produção — sensores, dados, IA, máquinas conectadas, biotecnologia — colhe mais, com menos custo e maior previsibilidade. No Rural Summit, criamos um ecossistema para apoiar produtores, corporações do agro e empresas que querem e estão inovando nesse setor.”
Confira a programação:
- 13h30 – Abertura do evento
- 14h00 – Plenária: IA no Campo: A Revolução da Tomada de Decisão Como a Inteligência Artificial está transformando a gestão e produtividade no agro.
- 14h45 – Plenária: Investindo no Futuro do Agro: Mercado, Capital e Oportunidades Um panorama sobre o cenário de investimentos e as tendências econômicas no setor.
- 16h15 – Plenária: AgTech na Prática: Casos Reais de Transformação no Campo Startups, corporações e produtores que estão gerando impacto no agronegócio.
- 17h – Plenária: O Agro do Futuro: Biológicos e a Nova Fronteira da Sustentabilidade Como os insumos biológicos estão redefinindo produtividade e sustentabilidade.
- 17h45 – Anúncio dos ganhadores do Prêmio Agrimatching
- 18h10 – Happy Hour
O valor do ingresso é R$ 100,00, ele pode ser adquirido pelo site do evento e toda a verba arrecadada com a venda, após os impostos, será destinada ao projeto Agro Contra o Câncer, uma iniciativa do Hospital do Amor.
Serviço:
Rural Summit – Agtech Innovation
Data: 29 de abril (terça-feira)
Local: Dabi Business Park – Ribeirão Preto (SP)
Endereço: Rua General Augusto Soares dos Santos, 100 – Parque Industrial Lagoinha
Link para inscrição: https://ruralsummit.com.br/
Sobre a Arara Seed
Fundada em junho de 2022 em Ribeirão Preto (SP), a Arara Seed nasceu com o intuito de revolucionar o investimento em startups no agribusiness, sendo a primeira plataforma com tese de investimentos voltada para o Agro e Food. Até 2030 a Arara Seed pretende investir em 100 startups e cerca de R$ 120 milhões no setor Agro. Regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a plataforma conecta investidores a promissoras AgTechs (startups do agronegócio) e FoodTechs (startups de Alimentos & Bebidas) que passam por uma criteriosa seleção.