cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Correalizado pelo governo do Estado, o evento global de inovação chega à 4ª edição com foco em resiliência e sustentabilidade. Foto: Vitor Rosa/Secom.

Na abertura do South Summit Brazil 2025, Leite destaca a capacidade de superação do RS

O Cais Mauá, em Porto Alegre, está novamente aberto para o South Summit Brazil (SSB) 2025. Depois de um dia intenso de programação, a cerimônia oficial de abertura ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (9/4), no palco Arena Stage, com a participação do governador Eduardo Leite. Correalizado pelo governo do Estado, o evento global de inovação chega a sua quarta edição com foco em resiliência e sustentabilidade.

O governador disse que a edição de 2025 é especialmente significativa por ocorrer em um momento de reconstrução do Estado depois da enchente de 2024. “O South Summit é um evento que aponta para o futuro. Todas as edições são impactantes, mas esta tem um caráter especial porque toda essa área do cais, no ano passado, foi invadida pela água”, lembrou.

“Ver essa capacidade de reconstrução e a mobilização para estarmos aqui novamente este ano, recebendo dezenas de milhares de pessoas de diversos países, é algo que nos deixa muito estimulados. No ano passado, o Brasil e o mundo olharam para o RS pela dor que sentimos, e agora podem olhar para a nossa capacidade de resistir, reconstruir e seguir em frente”, observou.

O governador também destacou as conexões geradas pelo evento. “Vivemos em um mundo em transformação e estamos sediando neste momento um dos maiores eventos de inovação do continente, que vai debater temas importantes como inovação para resiliência climática. É também uma grande plataforma de conexões entre academia, startups e fundos de investimento, criando grandes oportunidades de bons negócios e alavancando projetos inovadores para quem investe e empreende no Rio Grande. Este South Summit Brazil expressa a força dos encontros para buscarmos construir conjuntamente um futuro melhor”, enfatizou.

Antes da solenidade de abertura, o governador apresentou, também no Arena Stage, um painel que tratou de inovação para a reativação econômica do RS e de resiliência. Leite destacou a inovação como estratégica dentro do Plano Rio Grande para a reconstrução do Estado, presente na capacidade de preparação e resposta às emergências, no diagnóstico de eventos climáticos extremos, nas formas de reconstrução e na resiliência da infraestrutura.

“Nosso compromisso é fazer o Rio Grande do Sul mais forte e capaz de suportar futuros eventos climáticos. E queremos que a sociedade se aproprie dos projetos para que possam demandar dos próximos governos para que não haja um eterno recomeço, mas sim uma continuidade pela resiliência e pelo fortalecimento do Rio Grande do Sul”, salientou Leite.

O South Summit Brazil 2025 vai até sexta-feira (11/4) e conta com sete palcos, nos quais ocorrem diversos painéis e apresentações. O público poderá acompanhar mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Um dos palcos é o RS Innovation Stage, espaço do governo estadual no evento. Pela primeira vez, toda a programação do Executivo estadual está sendo transmitida ao vivo pelo canal oficial do governo gaúcho no YouTube. As discussões vão desde transformação digital e inteligência artificial até estratégias de resiliência e desenvolvimento sustentável.

O Marketplace do SSB 2025 reúne expositores de diversas áreas, com foco na geração de conexões e na prospecção de novos negócios. O governo do Estado está presente nele com um estande global, voltado à apresentação de serviços e à interação com o público. O espaço também permite ao público conhecer soluções inovadoras em desenvolvimento da administração pública estadual.

Além disso, conta com outros 30 estandes menores, destinados à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), aos ecossistemas regionais de inovação, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e à Central Única das Favelas (Cufa-RS).

Outra novidade é o Viva o RS Boat, iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e a Wine Locals. A proposta oferece uma experiência imersiva e exclusiva para convidados no Cais Embarcadero, levando os sabores e os vinhos do Rio Grande do Sul a bordo.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.