A MPD Engenharia, que há mais de 40 anos se destaca no mercado de médio e alto padrão e em diversos segmentos da construção civil, comemorou neste mês, no Rio de Janeiro, uma conquista histórica. A empresa alcançou o 3º lugar no TOP Mercado Imobiliário, categoria que integra a temática Construção e Infraestrutura Urbana do Ranking 100 Open Startups 2025, reforçando sua evolução contínua e sua consolidação entre os principais players de inovação no país.
Considerado o mais relevante ranking de inovação aberta da América Latina, o 100 Open Startups reúne corporações e startups que desenvolvem parcerias estratégicas para criar soluções tecnológicas e acelerar a transformação dos setores em que atuam. Nesta edição especial, que celebrou os 10 anos da premiação, o reconhecimento ganha ainda mais relevância para empresas que vêm consolidando sua cultura de inovação, como a MPD.
Marco em uma década de inovação
A premiação avaliou critérios como intensidade de contratos, valor gerado e profundidade das colaborações entre corporações e startups. O desempenho da MPD reflete uma estratégia consistente, sustentada por um histórico contínuo de parcerias com startups – são mais de 21 conectadas somente no último ano – além de múltiplos cases de sucesso que contribuíram para fortalecer sua atuação no setor.
A empresa também se destaca pela liderança no desenvolvimento e na manutenção do Hub Cubo Construliving, hoje um dos principais hubs de inovação do país no segmento de construção e habitação. Paralelamente, estruturou um processo interno robusto de inovação aberta, com programas próprios, eventos recorrentes e iniciativas que reforçam uma cultura voltada para colaboração, aprendizado e experimentação contínua.
Quem recebeu o prêmio em nome da empresa foi Mauro Dottori, co-presidente e fundador da MPD Engenharia, que esteve presente ao lado de Regina Dottori, presidente do Instituto MPD.
“Essa conquista reflete o trabalho consistente que temos feito para integrar inovação ao nosso modelo de negócio. A engenharia e a construção vivem um momento de mudanças tecnológicas decisivas, e a MPD tem investido fortemente em soluções que aumentam eficiência, qualidade e sustentabilidade. Estar entre as três empresas mais inovadoras do setor nos motiva a avançar ainda mais”, afirma Dottori.
Caroline Machado de Abreu, Head de Inovação & Tecnologia, Qualidade & Meio Ambiente da MPD Engenharia, também celebra o reconhecimento e destaca o impacto estratégico da conquista.
“Estar entre as líderes no TOP Mercado Imobiliário reforça não apenas o resultado de um trabalho consistente, mas também o movimento que temos construído na MPD: um ambiente mais aberto à experimentação, ao teste e ao aprendizado. Esse reconhecimento valoriza o engajamento das equipes e parceiros que caminham conosco na criação de soluções que realmente fazem diferença para o setor”, destaca a executiva.
Nos últimos anos, a MPD tem intensificado o uso real e comprovado de soluções trazidas por startups em áreas como inteligência artificial, industrialização, digitalização, eficiência energética e experiência do cliente. Entre os parceiros que vêm contribuindo significativamente para essa jornada estão empresas como, AltoQI, Inbuilt,Autosite, Syncker, Morada.ai, ConsulteGeo entre outras, que compõem um ecossistema tecnológico que apoia a construtora na digitalização e gestão avançada de seus processos. Essas soluções abrangem desde a automação do canteiro, com gestão de produtividade, rastreabilidade, controle de acesso e monitoramento em tempo real, até ferramentas especializadas de engenharia, compatibilização de projetos, coordenação BIM, comunicação integrada e acompanhamento de execução.
Parcerias estratégicas e expansão do uso de IA
O movimento de inovação da MPD também avançou para áreas como marketing, inteligência de mercado e relacionamento com clientes, impulsionado por novas parcerias focadas no uso avançado de inteligência artificial. Entre essas soluções estão soluções desenvolvidas em parcerias como a da Sagrada, que utiliza IA para criar imagens, desenvolver personas e segmentar públicos com maior precisão; da Clicktarget, que aplica inteligência artificial ao planejamento e à otimização de campanhas digitais; e da YellowPepper, que oferece atendimento automatizado, qualificação inteligente de leads e análise dinâmica de performance.
O uso de inteligência artificial também avança aos canteiros de obras da MPD. Como no projeto‑piloto com a startup Syncker, que tem o objetivo de implementar um copiloto de IA ao conectar dados operacionais de campo e compará-los ao projeto em BIM, tornando-o apto a simulações e tomadas de decisões em tempo real.
Como reflexo desse investimento contínuo, a atuação constante da MPD no Ranking 100 Open Startups, incluindo posições de destaque como o TOP 10 em 2024, confirma a consistência de seu trabalho na vanguarda da inovação aberta. A participação em hubs, comunidades e iniciativas dedicadas ao desenvolvimento tecnológico do setor reforça seu compromisso com a transformação digital da construção civil.
Dessa forma, o prêmio contribui para reforçar o posicionamento da MPD como uma das líderes do setor no uso de tecnologia aplicada à melhoria contínua de processos e resultados, fortalecendo sua capacidade de antecipar tendências e impulsionar o futuro da construção no Brasil.
Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há mais de quatro décadas no mercado da construção civil nos segmentos industrial, comercial, educação, lazer, saúde, infraestrutura e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e demais públicos. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, essenciais para que alcance seus objetivos de negócio. Esse compromisso com as pessoas já rendeu onze reconhecimentos pela constante valorização da equipe, incluindo duas conquistas do selo Great Place To Work, duas do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL) e sete do ranking Melhores Empresas para Você Trabalhar (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; e garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”. A empresa também é reconhecida por suas estratégias voltadas ao cliente, conquistando em 2025 o Troféu de Ouro no Prêmio CX do ClienteSA, avaliada com base em padrões internacionais do International Customer Experience Institute (ICXI). Comprometida com a inovação, a MPD investe continuamente em tecnologia e boas práticas construtivas sendo uma das mantenedoras do Hub Construliving, iniciativa do CUBO Itaú que promove a conexão e o desenvolvimento do ecossistema da construção civil, e pelo segundo ano consecutivo, foi reconhecida com o selo dourado nas categorias Engajamento e Negócios respectivamente. Em 2025, alcançou a 3ª posição no Ranking INTEC das maiores construtoras do país e por meio do Instituto MPD, seu braço de responsabilidade social, desenvolve programas e campanhas que geram impacto positivo e transformam vidas.