O Instituto C&A realizou o direcionamento de R$ 1 milhão, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, à segunda edição do Moda Tech – Sonhando futuros, projeto que une arte, moda, cultura e tecnologia para repensar os caminhos da moda brasileira em um mundo cada vez mais conectado e sustentável.
Sob a mentoria do estilista Vitorino Campos, 12 jovens criativos de diferentes regiões do país apresentam suas criações em um evento na Galeria Pivô, em São Paulo, entre 20 de novembro e 30 de novembro.
A programação do projeto se desdobra em diferentes formatos para ampliar a experiência e estimular novas leituras sobre moda, criação e cultura. As instalações audiovisuais imersivas funcionam como o eixo central da exposição, propondo uma releitura sensorial do desfile e convidando o público a experimentar a moda para além da passarela. A mostra de moda traz peças desenvolvidas por 12 estilistas mentorados por Vitorino Campos, revelando processos autorais e perspectivas que tensionam o futuro do setor no Brasil. Já a exposição de fotografia apresenta registros que dialogam com os bastidores, gestos, texturas e referências estéticas do projeto, criando pontes entre imagem e narrativa.
Com entrada gratuita, o evento espera alcançar mais de 16 mil pessoas presencialmente e cerca de 900 mil nas plataformas digitais, ampliando o acesso à cultura, à tecnologia e ao debate sobre o futuro da moda no Brasil.
Além disso, será promovida uma agenda de palestras gratuitas ao longo dos dias 22 e 23 de novembro, reunindo nomes que refletem diferentes perspectivas da moda contemporânea no Brasil. No dia 22, Vitorino Campos e Fe Jacob abrem a programação, seguidos por Hanna Ináia, e, mais tarde, uma conversa entre Hanayrá e Carol Barreto sobre moda, arte e tecnologias do fazer. No dia 23, Isa Silva, Dayana Molina e Maira Blasi dão continuidade às trocas, aprofundando temas como criação, identidade, processos e pesquisa. Todas as atividades são abertas ao público, reforçando o compromisso de promover acesso, diálogo e formação.
22/11
13h30-15h00: Vitorino Campos + Fe Jacob
15h20-16h50: Hanna Ináia
17h10-18h40: Hanayrá + Carol Barreto
23/11
13h30-15h00: Isa Silva
15h20-16h50: Dayana Molina
17h10-18h40: Maira Blasi
“O Moda Tech é um espaço onde a criatividade se encontra com a tecnologia e o impacto social. Ao apoiar a iniciativa, o Instituto C&A reafirma seu compromisso com uma moda mais diversa, inclusiva e sustentável, que oferece oportunidades reais para novos talentos e promove a transformação do setor”, afirma Cyntia Kasai, gerente sênior de Comunicação e ASG da C&A.
Além da mostra e dos desfiles, o Moda Tech oferece aos jovens selecionados uma jornada de formação prática, mentoria e conexão com redes de inovação e empreendedorismo, em linha com o propósito do Instituto C&A de fortalecer trajetórias e fomentar novos futuros por meio da moda.
Os participantes também passam a integrar a Comunidade IC&A&VC, rede criada pelo Instituto para apoiar marcas autorais e criadores independentes com mentorias, encontros estratégicos, microcrédito e oportunidades de visibilidade.
Serviço
Evento: Moda Tech – Visões do Amanhã | Edição #2
Local: Galeria Pivô, São Paulo (1.800 m²)
Período expositivo: 20 de novembro a 30 de novembro
Entrada: gratuita
Sobre a comunidade IC&A&VC
A Comunidade IC&A&VC foi criada em 2022 pelo Instituto C&A para conectar marcas que participaram de projetos anteriores, promovendo networking e oferecendo benefícios exclusivos, como encontros trimestrais, sessões de pitches para investimento, microcrédito e oportunidades de visibilidade. Os talentos selecionados para desfilar suas criações no Moda Tech poderão fazer parte dessa comunidade, fortalecendo suas redes de apoio e aumentando suas oportunidades de crescimento.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Empreendedorismo e Empregabilidade, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise.