cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16
Missão Internacional Anprotec se inicia com o Brazilian Innovation Day no Quênia e lançamento de mapeamento do ecossistema de inovação do país africano

Missão Internacional Anprotec se inicia com o Brazilian Innovation Day no Quênia

A Missão Internacional 2024 da Anprotec começou hoje, 23 de setembro, com a realização do Brazilian Innovation Day em Nairóbi, capital do Quênia. O evento foi organizado em parceria com a Embaixada Brasileira no Quênia, o Ministério das Relações Exteriores, a Embrapii e a própria Anprotec. O encontro marcou também o lançamento do estudo “Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior: Nairóbi”, que apresenta em detalhes o ecossistema de inovação do país africano. A partir de amanhã, a delegação brasileira inicia sua participação na 41ª Conferência da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP).

Realizado no Sarova Stanley Hotel, o Brazilian Innovation Day reuniu uma delegação composta por líderes e representantes do ecossistema de inovação brasileiro, incluindo Adriana Ferreira de Faria, Presidente da Anprotec e da divisão latino-americana da IASP, Romildo Toledo, Diretor de Relações Internacionais, e Maíra Nobre de Castro, Diretora de Redes e Associados da Anprotec. Na abertura do evento, também estiveram presentes Guilherme Calheiros, Diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, e Sheila Oliveira Pires, Diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil.

Em sua fala na abertura do encontro, Adriana Ferreira de Faria destacou a importância de iniciativas como essa para fomentar o intercâmbio de conhecimento e estreitar as relações entre Brasil e Quênia. “É fundamental que criemos pontes entre nossos ecossistemas de inovação, explorando sinergias que possam gerar soluções tecnológicas e sociais capazes de impactar positivamente ambos os países. Eventos como este são essenciais para ampliarmos o alcance das nossas iniciativas e consolidarmos parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirmou Adriana.

A programação do dia foi dividida em painéis temáticos, abordando desde as políticas governamentais para fomentar a inovação até a inclusão das mulheres na ciência e tecnologia. Em um dos painéis, intitulado Ações Governamentais para Fomentar a Inovação e Sinergias para Cooperação, representantes dos dois países discutiram estratégias de colaboração e o potencial para projetos conjuntos. Participaram do debate, entre outros, Jorge Adriano, Gerente de Estratégia e Políticas Públicas do SEBRAE/DF, e Zilpher Owiti, Diretora de Parcerias e Inovação na Autoridade de TIC do Quênia.

Outro ponto alto do evento foi o painel Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação, moderado pela Ministra-Conselheira Adriana Telles Ribeiro, da Embaixada Brasileira no Quênia. A sessão destacou a relevância da participação feminina no setor e contou com a presença de Maíra Nobre, Diretora da Anprotec, e Fiona Asonga, CEO da Technology Service Providers of Kenya (TESPOK). O painel abordou os desafios e as oportunidades para as mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. “A diversidade e a inclusão são bandeiras fundamentais para a Anprotec. Promover a participação feminina no empreendedorismo é um dos pilares da nossa atuação, e acreditamos que isso é essencial para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação mais justos e dinâmicos”, destacou Maíra Nobre.

Além disso, a programação incluiu apresentações sobre setores promissores como a mobilidade elétrica, com destaque para a atuação de empresas como Vammo e Marcopolo, e a saúde, com a participação de Marco Antônio Bego, Diretor de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Houve também uma sessão dedicada à valorização da agricultura, com a presença de especialistas de instituições como a Universidade de Rio Verde e a Universidade de Nairobi. Estiveram presentes ao evento também Marcelo Nunes, Diretor de Empresas da Anprotec e Rodrigo Quites Reis, Coordenador do Comitê Científico da Conferência Anprotec 2024.

O encerramento do Brazilian Innovation Day ficou a cargo de Ronney Almeida, chefe da Seção de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Nairóbi, que ressaltou a importância do evento para estreitar as relações bilaterais e abrir novas oportunidades de cooperação.

O Brazilian Innovation Day não apenas destacou a capacidade de inovação do Brasil, mas também serviu como uma plataforma para fortalecer as relações entre os ecossistemas de inovação dos dois países.

Evento marca o lançamento do estudo Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior: Nairóbi

Durante o evento, foi lançado o estudo “Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior: Nairóbi”, elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio do Programa Diplomacia Inovação. A publicação oferece um panorama abrangente do ecossistema de inovação queniano, que tem se destacado globalmente em várias áreas.

Com uma população de 51,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento do PIB de 6% ao ano nos últimos períodos, o Quênia apresenta um ambiente vibrante e promissor para o desenvolvimento de novas tecnologias. O país é reconhecido por seu elevado número de inovações em relação ao investimento realizado, com desempenhos notáveis em setores como economia digital, agritech, edtech e healthtech.

O estudo também destaca o Quênia como um dos líderes mundiais em inovação financeira, especialmente em dinheiro móvel. O sistema M-Pesa, operado pela Safaricom, é um exemplo de sucesso, sendo o principal serviço de transferência de dinheiro móvel na África, com mais de 50 milhões de usuários ativos. O dinheiro móvel é amplamente utilizado para pagamentos de salários, contas de energia e água, além de compras físicas e comércio eletrônico, consolidando o país como um case de sucesso em inclusão financeira.

Além de fornecer um panorama das áreas promissoras, o estudo traz um mapeamento detalhado do ecossistema queniano, incluindo incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, fundos de investimento anjo e programas governamentais de apoio à inovação. O guia também aponta eventos importantes que acontecem regularmente no país, oferecendo um verdadeiro roteiro para quem deseja se inserir e colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de inovação local.

O lançamento do estudo durante o Brazilian Innovation Day reforça o compromisso da Anprotec e do governo brasileiro em apoiar a internacionalização das startups e empresas brasileiras, criando novas oportunidades de colaboração e negócios no continente africano. O evento marcou o início da Missão Internacional da Anprotec, que seguirá para outros polos de inovação na África e Europa, buscando promover a integração e a troca de conhecimentos entre diferentes regiões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.