Ministra Luciana Santos visita CNPEM. Foto: Luara Baggi/ASCOM MCTI

Ministra do MCTI visita obras do Orion e acompanha expansão do Sirius, em Campinas

Brasil terá o primeiro laboratório de máxima contenção biológica da América Latina, que vai preparar o País para reagir rapidamente no caso de futuras epidemias. Já o Sirius receberá novas linhas de luz

Aministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou, nesta terça-feira (30), as obras do Orion, laboratório de máxima contenção biológica pioneiro na América Latina, e a expansão do Sirius, acelerador de partículas. Os dois equipamentos estão instalados no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

De acordo com Luciana, a infraestrutura inédita do laboratório é um avanço para a soberania científica e tecnológica do Brasil e vai permitir que o País esteja preparado para responder rapidamente a possíveis futuras epidemias por meio do desenvolvimento de medicamentos, tratamentos e vacinas. “Esse é o governo Lula trabalhando para antecipar-se a possíveis pandemias e garantir soluções que melhorem a vida do povo brasileiro”, afirmou.

O Orion será o primeiro laboratório de nível de biossegurança 4 (NB4) do mundo conectado às linhas de luz de um acelerador de partículas, o Sirius. Com o Orion, será possível o estudo de patógenos capazes de causar doenças graves e com alto grau de transmissibilidade.

Já o Sirius é um equipamento que utiliza aceleradores de partículas para produzir a luz síncroton, utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em diversas áreas.

A construção do laboratório e a expansão do acelerador fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo do Brasil, e recebem financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). “A expansão do Sirius prevê o aumento de linhas de luz, ou seja, a criação de novas estações de pesquisa, o que vai possibilitar a análise de matérias em escala nanométrica, além da ligação com o Orion”, explica a chefe da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O diretor-geral do CNPEM, José Roque, destacou a importância da visita e do apoio do MCTI. “Foi muito importante hoje receber a ministra Luciana e sua equipe. Ela veio acompanhar o andamento da fase 2 do Sirius e das obras do Orion, além de conhecer outros projetos relevantes em áreas como energias renováveis, transformação da biomassa, saúde e equipamentos médicos, em parceria com o Ministério da Saúde”, disse. Roque reforçou que o apoio do MCTI e do Governo Federal tem ajudado a transformar o Brasil, trazendo soberania e soluções para os desafios da sociedade.

Novo PAC

O Governo do Brasil aumentou os investimentos do Novo PAC para o MCTI. Serão R$ 12,1 bilhões, com maior volume previsto para 2015. Segundo Luciana Santos, o programa representa o desenvolvimento que o País quer, com inclusão social, em bases sustentáveis e amparado pela ciência, pela tecnologia e pela inovação.

“O Governo do Brasil tem dado à ciência um papel estratégico, compreendendo-a como instrumento para enfrentar os desafios da atualidade e melhorar a vida do povo. Nesse sentido, o MCTI participa do Novo PAC com investimentos estratégicos, voltados para áreas como saúde, educação, monitoramento e alertas de desastres naturais, além do fortalecimento do desenvolvimento industrial com mais tecnologia e valorizando o trabalho dos pesquisadores brasileiros.”

Do valor total, mais da metade será aplicado em grandes empreendimentos estruturantes, como o próprio Sirius e o Orion, o novo supercomputador para IA e o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que juntos somam cerca de R$ 6,5 bilhões.

MCTI

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.