Parceria do Sistema FIERGS e do Sebrae-RS faz acompanhamento de empresas para encontrar soluções em tecnologia. Foto: divulgação

Mercopar: Rede RS Indústria 4.0 apresenta soluções para melhoria de produtividade

Na 34ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial da América Latina, que acontece até sexta-feira (17), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, nove empresas de tecnologia, reunidas pela Rede RS Indústria 4.0, apresentam soluções inovadoras para pequenas e médias indústrias.

A iniciativa, fruto da parceria de Sistema FIERGS, por meio do Senai-RS, e Sebrae-RS, busca conectar indústrias a fornecedores de tecnologia para soluções inovadoras, avaliando a maturidade digital das empresas e propondo roadmaps personalizados com ações de rápida implementação.

Entre as empresas de tecnologia, está Easypro Tech, especializada em visão computacional aplicada à indústria, com foco na cronoanálise de processos fabris em tempo real. Utilizando câmeras e inteligência artificial, a empresa transforma o físico em digital, capturando dados precisos sobre o tempo de execução de tarefas, ergonomia e métodos de trabalho.

Já a Metal Work utiliza equipamentos pneumáticos que monitoram o consumo de energia e a emissão de CO2 para melhorar os resultados operacionais. A Floki Sys traz soluções para o aumento da eficiência operacional de processos industriais a partir de uma plataforma que conecta máquinas, pessoas e processos, emitindo dados sobre o desempenho operacional que podem ser acessados em smartwatches.

Esse estande na Mercopar integra uma iniciativa chamada Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0. A ação envolveu 22 indústrias gaúchas que já participaram o programa Brasil Mais Produtivo (B+P), também indutor estratégico da Rede RS Indústria 4.0. “Todas as indústrias que estão aqui vieram de uma ação do B+P. Elas foram convidadas por já terem recebido a entrega de uma equipe do Senai relacionada à manufatura enxuta ou à eficiência energética, que são duas frentes do programa”, destaca coordenador do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul, Rafael Granoski.

Para realizar o diagnóstico das indústrias, foram percorridas algumas etapas prévias, como o diagnóstico de maturidade e metodologia do Senai, agendas síncronas com as empresas para coleta de dados, visitas de campo e aproximação entre fornecedores e indústrias. “Avaliamos internamente cada empresa, medindo sua maturidade em relação às tecnologias da Indústria 4.0. Identificamos as lacunas e, com base nas soluções disponíveis, elaboramos roadmaps para suprir essas demandas”, explica o coordenador do Senai.

Durante a Mercopar, as empresas participantes receberão seus diagnósticos e poderão conhecer as tecnologias disponíveis na Rede RS Indústria 4.0, com oportunidades de negócios.

SOBRE A REDE INDÚSTRIA 4.0

A Rede RS Indústria 4.0 é uma iniciativa colaborativa que reúne 49 entidades representativas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de fomentar a transformação digital e a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 nas empresas gaúchas. A rede atua como articuladora entre indústrias, fornecedores de tecnologia, instituições de pesquisa e desenvolvimento e políticas públicas, promovendo ações concretas para o avanço da competitividade industrial.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.