Participação das empresas foi marcada por conexões estratégicas que prometem desdobramentos comerciais relevantes nos próximos meses. Foto: divulgação

Mercopar: pequenos negócios de diversos estados ganham destaque

A Mercopar 2025 está terminando com saldo positivo para os 70 pequenos negócios levados pelo Sebrae Nacional à feira, entre eles, 30 startups e 40 micro e pequenas indústrias de diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Espírito Santo. A participação dessas empresas foi marcada por conexões estratégicas que prometem desdobramentos comerciais relevantes nos próximos meses. A Mercopar é uma realização do Sebrae RS e Sistema FIERGS, e se encerra nesta sexta-feira (17/10) no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Segundo Vicente Scalia, analista de Mercado da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae Nacional, o engajamento das empresas foi impressionante. “Todas estão conseguindo realizar de quatro a seis reuniões por dia, dentro e fora das rodadas de negócios. A expectativa é que saiam daqui com conexões já encaminhadas ou agendadas para seguirem com negociações”, analisou. Ele destaca que muitas empresas foram pela primeira vez à Mercopar e ficaram impressionadas com a diversidade, qualidade e oportunidades oferecidas pela feira.

A Mercopar, considerada uma robusta imersão em negócios, proporciona encontros valiosos até mesmo nos momentos mais informais. “Aqui, o momento do café é também um momento de negócio. Os compradores estão aqui para fechar parcerias. Muitos empresários já comentaram que querem voltar no próximo ano”, afirma Vicente.

A rodada nacional de negócios, realizada durante o evento, foi uma oportunidade que os empreendedores aproveitaram muito. Empresários da Bahia, por exemplo, conseguiram conversar com compradores de Tocantins interessados em seus produtos. “Essa conexão nacional é estratégica. Infelizmente, só conseguimos trazer 70 empresas este ano, mas a fila de espera é enorme” salienta Vicente.

O apoio do Sebrae, enfatiza Vicente, é essencial para viabilizar a presença desses empreendedores. “Sem esse suporte, muitos não teriam como estar aqui. São negócios que nas condições atuais não teriam a chance de conversar com grandes indústrias ou entender os desafios de empresas como a Infraero. Aqui, eles têm acesso direto aos compradores, trocam cartões, iniciam relacionamentos. Mesmo sem fechar negócio imediato, já saem com portas abertas”, completa.

Entre os expositores, a Quality Storming é um exemplo de como a feira pode ser transformadora. A empresa de tecnologia, especializada em sistemas de controle de qualidade para a indústria metalmecânica, participa da Mercopar pelo quarto ano consecutivo. “Para nós, é o ponto alto do ano e aqui está nosso público-alvo.”, afirma Brahim Neto, gerente de negócios da empresa.

A Quality Storming utiliza inteligência artificial para otimizar inspeções industriais, ajudando a reduzir falhas humanas por cansaço. “Treinamos a IA para identificar defeitos em peças por imagem, se a montagem foi feita corretamente ou se há falhas em soldas. Isso é essencial para setores como o automotivo, onde há muitos componentes e detalhes a serem verificados”, explica Brahim.

O apoio do Sebrae também foi fundamental para a Quality Storming. “Sem esse suporte, não conseguiríamos ter essa exposição. O custo de um estande é alto para uma pequena empresa. O Sebrae nos permite estar aqui, mostrar nossos produtos e fazer negócios com grandes empresas de diferentes segmentos, nacionais e internacionais”, finalizou.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.