Daniel Ely, da Randoncorp, e Felipe Corradi, do Grupo Florence, compartilharam insights valiosos com mediação da jornalista Giane Guerra. Foto: divulgação

Mercopar: liderança e diversificação são destaques do Encadear Summit

A 34ª Mercopar foi palco para o Encadear Summit 2025. O evento é referência nacional em competitividade e inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas. Este ano, o tema liderança foi um dos principais abordados. Participaram Daniel Ely, VP Executivo da Randoncorp e COO da Rands, e Felipe Corradi, CTO do Grupo Florence, com mediação da jornalista Giane Guerra. A maior feira de inovação industrial da América Latina é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS e segue até dia 17/10 no Centro de Feiras e Exposições Parque da Uva, em Caxias do Sul.

Daniel Ely apresentou o seu novo livro “Líder em Transformação” e compartilhou os desafios que enfrentou durante a sua carreira. “Antes, um bom gestor era um bom líder, mas hoje é mais complicado. Quando fui promovido a diretor, me disseram que eu não poderia mais comandar, teria que inspirar e influenciar pessoas e movimentos”, recordou.

Do ponto de vista das organizações, para Ely, a liderança vem da união estratégica. “Uma vez, um professor me disse que, no futuro, as empresas não competirão com outras empresas, mas com ecossistemas. E ele estava certo. O futuro chegou e, se o seu negócio quer crescer, tem que participar de um ecossistema. O novo peixe grande deixou de ser uma grande corporação, mas é a soma de muita gente trabalhando junto”, explicou.

E, dentro dos ecossistemas, a liderança se faz muito pela mediação conforme o executivo. “Formas diferentes de pensar fazem parte de um mesmo contexto. Como então faz para os diferentes colaborarem? Precisa de uma liderança para orquestrar toda essa diversidade”, completou.

A importância da diversificação

Tradicional no mercado moveleiro nacional e internacional, o Grupo Florence também já explorou outros segmentos da economia. Hoje, uma das grandes apostas, de acordo com o CTO Felipe Corradi, é a fabricação de portas. Essa diversificação está sendo um dos motores de sucesso para a organização.

“Porque se eu entrar na porta, normalmente, eu consigo entrar com um milhão de outras coisas para o lar. Então, isso ajudou muito o nosso modelo de negócio. Uma coisa está interligada a outra”, ponderou.

Além disso, ele reforçou a importância da diversificação geográfica para o negócio. Conforme Corradi, se as vendas caem em um determinado estado, em outros a comercialização continua com sucesso. “Diversificando também em localidades, na venda em nível mundial, possibilitou essa compensação. Nossa estratégia foi essa e nos permitiu um belíssimo crescimento”, comemorou.

“Fazer o recálculo de rota também é importante. Olhar para o problema que está acontecendo e pensar na diversificação. Agora, por exemplo, é um momento bom para quem trabalha com moradia, construção civil, pois esta vai ser a grande proposta de governo”, disse.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.