Em Goiânia, secretários Henrique Miguel e Daniel Almeida Filho participaram de evento com anúncio de novas parcerias e expansão das unidades credenciadas. Foto: Divulgação Embrapii

MCTI reforça a importância da Embrapii para o ecossistema de inovação nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) marcou presença no evento “Brasil que Inova: Embrapii impulsiona o futuro da indústria”, realizado nesta segunda-feira (5), em Goiânia (GO). Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o encontro reuniu parceiros institucionais, pesquisadores e representantes do setor produtivo para apresentar resultados, demonstrar tecnologias desenvolvidas, anunciar a ampliação da rede de unidades credenciadas e firmar novas parcerias estratégicas.

O secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD/MCTI), Henrique Miguel, transmitiu uma mensagem da ministra Luciana Santos em reconhecimento à atuação da Embrapii e de todo o ecossistema de inovação presente no evento.

Henrique Miguel ressaltou que a Embrapii foi idealizada para ser a “Embrapa da indústria” e hoje é uma peça-chave no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O avanço que já se conseguiu nesse espaço de tempo é realmente significativo e impactante”, disse o secretário, ao destacar também o apoio contínuo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outras agências de fomento.

O secretário lembrou que a Embrapii coordena dois Programas Prioritários de Investimento (PPIs) da Lei de TICs, o IoT/Manufatura 4.0, além do HardwareBR – que já viabilizaram a criação de oito centros de competência.

“Várias empresas e instituições de pesquisa querem utilizar de todos os mecanismos existentes, e aquelas que são elegíveis querem participar e se tornar unidades e centros de competência Embrapii”, afirmou, defendendo que estruturar e fortalecer universidades e centros de pesquisa é fundamental para o avanço da inovação no Brasil.

O diretor-presidente da Embrapii, Alvaro Prata, enfatizou o papel da instituição na articulação entre governo, empresas e academia para fortalecer a base tecnológica do país. “Estamos aqui para fortalecer a indústria nacional, para fortalecer os empresários e as empresas que geram emprego, geram riqueza e que transformam o nosso país. Sabemos que, cada vez mais, as nossas empresas precisam ser competitivas, e a maneira de incorporar as grandes revoluções em curso é através da inovação”, pontuou.

Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI), Daniel Almeida Filho, destacou a parceria estratégica entre a SETEC e a Embrapii. Ele apontou que são “instituições-irmãs no fomento à inovação”.

“A ideia de integrar o desenvolvimento tecnológico feito nas instituições de ciência e tecnologia ao setor produtivo, principalmente industrial é uma tarefa premente da Secretaria. Por isso, costumo dizer que a SETEC é a Embrapii ponto gov, ou que a Embrapii é a SETEC S.A.”, discursou.

O secretário ainda acrescentou a agilidade e os resultados concretos da Embrapii, como a média de 5,8 dias para liberação de recursos às empresas.
“Inovação hoje é um ato de sobrevivência e cabe ao governo compartilhar o risco tecnológico com o setor produtivo por meio de financiamento direto ou benefício fiscal”, completou Daniel Almeida Filho.

Parceria estratégica pela inovação

Vinculada ao MCTI, a Embrapii atua em parceria com instituições de pesquisa e empresas, estimulando a inovação industrial por meio de um modelo ágil de cofinanciamento. A estratégia permite o desenvolvimento de soluções tecnológicas em áreas como transformação digital, inteligência artificial, transição energética e biotecnologia.

A Embrapii já apoiou 3,2 mil projetos de inovação realizados por 2,1 mil empresas em todo o país, somando R$ 6 bilhões em investimentos. Conta atualmente com 93 Unidades credenciadas, distribuídas em regiões estratégicas, e mantém sua atuação focada no fortalecimento da base tecnológica da indústria nacional.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.