MCTI e Prefeitura de Belém: parceria para levar tecnologia às escolas

O acordo prevê ações conjuntas entre o MCTI e a Prefeitura de Belém. Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Acordo assinado durante a COP30 vai impulsionar a educação científica e a inovação nas instituições de ensino básico da rede municipal

Em Belém (PA), o futuro começa a ganhar forma nas mãos das crianças. Na última quarta-feira (12), a titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e o prefeito da cidade, Igor Normando, firmaram um acordo de cooperação técnica para destinar R$ 9 milhões à capital paraense. Com o investimento, vão nascer nas escolas municipais novas salas de tecnologia e novos laboratórios de experimentação científica. A ideia é despertar a curiosidade e o encantamento dos estudantes pela ciência, fortalecendo a formação integral e os aproximando da nova economia digital.

O encontro ocorreu no Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura, e simboliza a união de esforços entre o Governo do Brasil e o município para ampliar o acesso à ciência e à inovação na educação
básica.

Com vigência de 36 meses, o acordo prevê ações conjuntas entre o MCTI e a Prefeitura de Belém para implementar programas como o Mais Ciência na Escola e o Pop Ciência, integrando políticas de popularização científica, tecnologias digitais e sustentabilidade ao currículo escolar. A parceria também contribui com a organização das ações educacionais e científicas ligadas à realização da COP30, que ocorre em Belém até o dia 21.

Durante o encontro, Luciana Santos destacou o papel transformador da ciência na formação das novas gerações e o compromisso do governo em garantir oportunidades educacionais conectadas às mudanças tecnológicas do País. “Na esteira da visão do presidente Lula, estamos introduzindo nas escolas a nova economia — da microeletrônica, da robótica, da impressora 3D — que já faz parte dessa transformação tecnológica que estamos vendo no Brasil e no mundo. É o aprendizado com a mão na massa, o aprender fazendo”, explicou a ministra.

O prefeito Igor Normando ressaltou que a iniciativa vai impactar diretamente os estudantes da rede pública e reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade. “Com o apoio do MCTI, Belém vai receber R$ 9 milhões para garantir salas de tecnologia no contraturno escolar. É um investimento que amplia o tempo integral e oferece novas oportunidades para nossos estudantes. Todos juntos, somando forças por uma cidade melhor”, afirmou o prefeito.

O vereador Rodrigo Moraes também participou da assinatura, que marca mais um passo no legado da COP30 para a capital paraense e consolidar a ciência como parte do cotidiano das escolas e comunidades locais.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.