Presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial foi condecorada no Bossa Awards 2025 pela liderança empresarial voltada para capital. Foto: divulgação
Uma das fundadoras do Instituto Aliança Empresarial e atual presidente-executiva, Márcia Capellari foi homenageada no Bossa Awards 2025, no Instituto Lapidare, em São Paulo, na noite de terça-feira (25). Representando a equipe de liderança do Instituto Aliança Empresarial, Márcia recebeu o prêmio de Embaixadora Bossa Invest, pelo destaque na articulação e acompanhamento de negócios inovadores. Neste trabalho, a liderança empresarial contribuiu ao conectar o conceito smart money e recursos financeiros para o portfólio de 10 startups investidas pelo Pool Aliança Bossa Invest, junto ao grupo de investidores em Venture Capital na região de Passo Fundo.
A entrega foi realizada pelo Diretor Comercial da Bossa Invest, João Pedro do Val. Estiveram presentes o fundador e conselheiro do Instituto, Eduardo Capellari; Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8, Camilo Adas; o Diretor do Instituto Aliança Empresarial, Fernando Juriati; o CEO CNEX MIT, Douglas Souza; a Gestora da Telus Digital, Gabriela Bragagnolo; a fundadora da startup investida pelo pool, AlugaMais, Danielle Miranda, também premiada como fundadora do ano; além do CVO e um dos sócios da Bossa Invest, João Kepler, que também prestigiaram a premiação.
Na oportunidade, Márcia foi condecorada pelo engajamento e concretização de projetos que fortalecem o propósito de fundos de investimento “Venture Capital”. O prêmio também é resultado da mobilização com as lideranças e negócios que conectam Passo Fundo e região ao ecossistema nacional nos últimos anos, sobretudo desde a fundação do Instituto Aliança Empresarial, em 2019, e desde a parceria com a Bossa Invest, por meio do Pool Aliança Norte RS, fundo de investimentos em negócios inovadores/startups em conjunto com a empresa de São Paulo, criado em 2021.
De acordo com Márcia Capellari, receber a premiação da Bossa Invest representa um reconhecimento de uma trajetória que começou em 2019, com a fundação de um Instituto que tem o propósito de construir governança, fortalecer lideranças, atrair capital e gerar desenvolvimento sustentável. “O prêmio confirma que nossa estratégia colaborativa e estruturada está no caminho certo, ampliando a credibilidade, mobilizando recursos e abrindo portas para potencializar negócios inovadores e investimentos”, destaca.
Márcia pontua, ainda, que esse reconhecimento impacta diretamente no ecossistema de Passo Fundo e região. “Demonstra que cidades médias, quando dotadas de visão de longo prazo, governança e capacidade de articulação, podem tornar-se polos de inovação regional. Nosso território está no radar de investidores de alto nível de inovação e valida o esforço de empreendedores que constroem soluções escaláveis na nossa região. Esse prêmio confirma que Passo Fundo e o norte gaúcho têm capacidade real de liderar a nova economia, em especial se considerar a referência em transição energética, biotecnologia e agronegócio. É o resultado de um ambiente que coopera, aprende junto e constrói inovação que gera mais com propósito e resultado”, relata.
O caminho para 2026
Segundo Márcia, o Instituto Aliança Empresarial já possui objetivos definidos para o próximo ano. Entre as pautas para 2026, estão o escalonamento da Eleva Incubadora com rodada de negócio maior e negócios maduros, a criação de um segundo fundo de investimentos para potencializar a cultura de comunidade investidora, cooperar com o Fundo Municipal de Inovação de Passo Fundo e ampliar a inovação aberta ao integrar empresas tradicionais a novos modelos de negócio.
Bossa Awards 2025
A premiação do Bossa Awards 2025 é um reconhecimento nacional concedido pela Bossa Invest, a maior plataforma de investimentos early-stage da América Latina, que gere aproximadamente R$ 500 milhões em ativos, já realizou mais de 2.273 investimentos, 126 exits (vendas) e possui cerca de 1.700 startups investidas. Ser reconhecida por uma instituição desse porte significa que o trabalho realizado aqui no Norte do Rio Grande do Sul atingiu um nível de maturidade que hoje se equipara aos principais ecossistemas de inovação do país.