Marcha fortalece ecossistema de inovação com investimentos estratégicos

Marcha fortalece ecossistema de inovação com investimentos estratégicos
A Marcha, primeira University Venture Capital (UVC) do Brasil, começa 2026 consolidando sua atuação como veículo de investimento. Com foco nos setores de construção civil e agronegócio, a empresa anunciou a entrada da PainelConstru e da GiroLend em seu portfólio. “Escolhemos essas startups porque atuam em setores essenciais. Elas tornam processos mais eficientes e facilitam o acesso a serviços que fazem diferença no dia a dia”, afirma Eduardo Nunes, diretor executivo da Marcha. Foto: divulgação

Fundada em 2019 para apoiar negócios vinculados ao Tecnopuc, a Marcha foca em startups de base tecnológica com alto potencial de escalabilidade. “Nosso apoio vai muito além de um aporte financeiro. Oferecemos infraestrutura, mentorias e acesso direto ao ecossistema do Tecnopuc”, reforça. Os novos investimentos foram formalizados no final de 2025.

Membro do Tecnopuc desde 2024, a PainelConstru surge para sanar um gargalo histórico de produtividade. Segundo o CEO Igor Daudt, antes da plataforma, cerca de 80% do tempo dos compradores era desperdiçado em tarefas operacionais e fragmentadas. “A PainelConstru nasce justamente para atacar esse problema estrutural. A plataforma centraliza fornecedores qualificados, automatiza o processo de cotação e organiza as informações de forma padronizada e comparável”, explica.

Localizada atualmente no CW Link, a startup utiliza a presença no Tecnopuc para validar tecnologias de automação e inteligência de dados com suporte científico. “A interação constante com universidades, pesquisadores e alunos permite que a PainelConstru teste ideias, valide hipóteses e desenvolva tecnologias com base científica, especialmente nas áreas de dados, automação e inteligência artificial”, ressalta Igor. A solução centraliza fornecedores qualificados e automatiza cotações, permitindo que o profissional da construção deixe de atuar de forma reativa e passe a focar no planejamento estratégico das obras.

No agronegócio, a Marcha formalizou seu investimento na GiroLend, uma agrifintech que venceu o 2° ciclo de aceleração Fine Hub + Badesul e atualmente é membro do Tecnopuc Fine Hub e do Tecnopuc Celeiro Hub, “Foi justamente durante o programa que realizamos nossas primeiras operações, muito graças a toda estrutura e conexões que o Tecnopuc gera… o Celeiro é muito ativo, com outras empresas brilhantes levando mais inovação para o campo. Revoluciona o acesso ao crédito no campo”, declara Paula Nicolay, cofundadora da startup.

Operando por meio de um modelo Peer-to-Peer (P2P), a startup conecta produtores rurais a financiamentos mais ágeis para projetos de inovação e sustentabilidade. Paula ressalta que, enquanto o crédito rural tradicional é burocrático e insuficiente para as proporções do agronegócio atual, a GiroLend facilita diversos processos, “Na GiroLend focamos em personalização do crédito para o cronograma da atividade realizada, agilidade na análise do crédito e transparência em todo o processo”, explica

Eduardo Nunes, ainda destaca a importância de fortalecer o polo tecnológico do RS com startups em setores tão relevantes “Empresas focadas no Agro e na Construção trazem soluções práticas que impactam diretamente o estado, criando oportunidades, empregos e promovendo um ecossistema sustentável e preparado para o futuro”.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.