Assumi a missão de criar e liderar o ICT — Instituto de Ciência e Tecnologia — do MPRS, um ecossistema vivo de inovação e colaboração — um ambiente onde ideias e desafios se transformam em soluções, seguindo um propósito que me acompanha há anos: usar a inovação para gerar impacto social.
O ICT nasce para transbordar conhecimento e ser o articulador da transformação digital do MPRS, unindo tecnologia, ciência e pessoas em torno de um mesmo objetivo: tornar o MPRS mais conectado com a sociedade. Em parceria com municípios e instituições, o ICT atuará como centro de formação e difusão tecnológica, fomentando o desenvolvimento de soluções e contribuindo para melhorar a vida dos gaúchos.
E para que isso aconteça, vamos conectar o MPRS a universidades, empresas, startups e ecossistemas de inovação, ampliando as redes de colaboração e o aprendizado contínuo.
Entre os avanços reais que o MPRS já protagonizou e que são farol para esse futuro está a Aurora, o novo ecossistema de inteligência artificial do MPRS, que simboliza a união entre inteligência artificial e propósito público, para uma justiça eficaz, ágil e inclusiva.
Ao lado do Procurador-Geral Alexandre Saltz, compartilho a convicção de que inovar também é humanizar — simplificar o que é complexo, integrar o que está disperso e aproximar o que parece distante.
Inovação é, sim, sobre tecnologia — mas é também sobre cultura, processos, práticas e novas formas de pensar. É sobre olhar para fora, se inspirar no que o mundo constrói e transformar essa inspiração em valor público.
Nesta visão, o ICT nasce para ser esta ponte: entre o presente e o futuro, entre a tecnologia e o propósito, entre o Ministério Público e a sua missão de atender às pessoas com propósito e inovação.
Leticia Zereu Batistela
Diretora ICT-MPRS