Parceria estratégica transforma manejo em milhares de hectares de cana-de-açúcar e projeta expansão para novas unidades do grupo. Foto: divulgação
A Koppert Brasil e a Tereos, uma das maiores empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia do país, cravaram um novo marco rumo à agricultura sustentável: substituíram 50% da área de controle químico por soluções biológicas no manejo de pragas em milhares de hectares de cana-de-açúcar.
O resultado, fruto da parceria que já dura há um ano entre as empresas, foi apresentado como case de referência na COP30 durante o painel sobre descarbonização na agricultura e já projeta expansão acelerada para novas unidades produtivas da empresa.
O Terranem® (Steinernema carpocapsae), agente biológico à base de nematoides benéficos da Koppert, foi a solução mais utilizada no período pela Tereos para o controle de pragas-chave da cultura, atingindo resultados superiores em eficácia operacional e sustentabilidade ambiental.
“Esse primeiro ano superou as expectativas. A velocidade com que os resultados começaram a ser identificados pela Tereos, aliada às adaptações operacionais e de equipe concluídas em tempo recorde, nos deixa muito satisfeitos. Temos tudo para expandir a área de uso devido à confiança que esse trabalho trouxe para a tomada de decisão”, afirma o Gerente Comercial da divisão Cana-de-Açúcar da Koppert Brasil, Vinícius Lopes, líder do projeto.
Para que a implementação fosse bem-sucedida, foi preciso adaptar processos operacionais e capacitar equipes, considerando a dimensão territorial das operações da Tereos, que abrange múltiplos municípios. O trabalho intensivo de extensão rural promovido pela Koppert foi determinante para uma adoção eficaz dos bioinsumos em larga escala.
Os benefícios alcançaram também produtores independentes – fornecedores de cana para o grupo –, que passaram a ter acesso às tecnologias, melhorando a sanidade e sustentabilidade das propriedades, e conquistando novas oportunidades de remuneração via créditos de carbono.
O acordo, firmado em setembro de 2024 com vigência de três anos, garante à Tereos acesso ao SparcBIO (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control), centro de pesquisa mantido pela Koppert, Fapesp e Esalq/USP.
“Levamos desafios reais do dia a dia do campo para os cientistas e pesquisadores envolvidos do SparcBIO, que nos apontaram soluções precisas e altamente eficazes para as problemáticas apresentadas, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, explica Lopes.
A partir dos resultados obtidos no período, Koppert e Tereos planejam expandir significativamente a área de controle biológico nas próximas safras, posicionando o setor sucroenergético brasileiro na vanguarda da agricultura regenerativa e da descarbonização agrícola.
“Temos forte compromisso com a sustentabilidade de nossas operações e investimos, cada vez mais, em práticas de agricultura regenerativa que aliam produtividade à preservação ambiental. A parceria com a Koppert nos permite avançar de forma consistente nessa jornada, ampliando a adoção de insumos biológicos e trazendo benefícios importantes para as operações, o negócio e o setor como um todo”, comenta Everton Carpanezi, Diretor de Operações Agroindustriais da Tereos.
A KOPPERT BRASIL
A Koppert, líder mundial em controle biológico, trabalha para agricultores em todo o mundo desde 1967, promovendo a sustentabilidade e a rentabilidade de cultivos, preservando a biodiversidade na agricultura, e contribuindo para sistemas alimentares mais seguros.
Está presente no Brasil desde 2011 e, atualmente, conta com três modernas unidades de produção: a de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e as unidades de formulações e de macrobiológicos, que ficam na vizinha Charqueada, todas no estado de São Paulo.
A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec® by Koppert.
A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, e é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e do Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país.