Programa é voltado para alunos de instituições públicas e conecta educação, inovação e propósito. Foto: divulgação
Mais de 1.100 estudantes do Ensino Médio de 14 instituições públicas do Rio Grande do Sul participaram da edição 2025 do JA Startup, um programa da Junior Achievement RS em parceria com o Tecnopuc e a Fundação Telefônica Vivo. Na última quinta-feira, 4, os grupos vencedores de cada escola estiveram no Tecnopuc para a grande final.
A iniciativa consiste em um curso gratuito oferecido pela Junior Achievement Rio Grande do Sul em que alunos têm aulas com profissionais qualificados visando a criação de startups em equipe. Em três edições (2021, 2023 e 2025), a iniciativa já formou mais de 1.500 jovens de instituições públicas de ensino, sendo esta última a com o maior número de participantes. Neste ano, os alunos foram desafiados a criar soluções reais para a temática da Sustentabilidade e Economia Circular.
O programa está alinhado ao eixo de desenvolvimento de talentos do Tecnopuc, a partir do qual o Parque viabiliza, por meio de parcerias, a formação de pessoas para atuar em tecnologia, inovação e empreendedorismo. “É um privilégio apoiar mais uma edição do JA Startup e celebrar uma parceria que, há anos, gera impacto positivo na trajetória dos jovens. Além de participarem de um programa altamente qualificado, eles tiveram a oportunidade de vivenciar o Tecnopuc em uma visita especialmente desenhada para eles. Essa aproximação fortalece nosso ecossistema de inovação e conecta os novos talentos às possibilidades que o Parque oferece”, avalia Flavia Fiorin, diretora do Tecnopuc.
No início da manhã, os cerca de 60 estudantes finalistas puderam conhecer mais sobre o Tecnopuc com uma breve apresentação de Vinicius Becker, do time de Comunidade do Parque, seguida por um tour guiado. Na sequência, os grupos fizeram seus pitches para a banca composta por Daniela Carrion (Tecnopuc), Judith Ferran (PUCRS), Cleiton Chiarel (representando o Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto), Adroaldo Lazzarotto (PUCRS), Alice Saccaro (PUCRS), Gabrielle Trindade Bittencourt (Wine Locals), Letícia Rosa (Estudify App) e Rafael Wainberg (DataPay). A solução vencedora foi a Replant, de um grupo de alunos do Colégio Estadual Padre Warner, de Nova Petrópolis/RS. A iniciativa transforma garrafas PETs em vasos ecológicos com plantas.
“O JA Startup é uma iniciativa transformadora da Junior Achievement que conecta educação, inovação e propósito em territórios que realmente precisam de oportunidades. Mais do que desenvolver ideias, esses estudantes vivenciaram na prática como funciona a criação de uma startup, ampliando sua visão de futuro, repertório profissional e protagonismo. Esse impacto só é possível graças ao engajamento dos voluntários, das instituições de ensino e da parceria fundamental com o Tecnopuc e a Fundação Telefônica Vivo, que acreditam, assim como a JA, no poder da educação como ferramenta de transformação social.”, afirma Aline Néglia, diretora executiva da Junior Achievement RS.
As inscrições para a próxima edição devem ocorrer no segundo semestre de 2026. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no SITE.