cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
agro-inovador-jeep-compass-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-q8
Evento discute papel da inovação urbana na era da inteligência artificial e reúne líderes de ecossistemas tecnológicos da América Latina. Foto: divulgação

Instituto Caldeira participa de conferência latino-americana da IASP

Nos dias 29 e 30 de abril, o Instituto Caldeira participa do IASP Latin America Conference 2025, encontro sediado em Buenos Aires e promovido pela International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) em parceria com o Parque de Innovación, hub de tecnologia em construção na capital argentina. O evento terá como tema “Inovação nas Cidades na Era da Inteligência Artificial” e reunirá representantes de parques científicos e tecnológicos de toda a América Latina.

O Caldeira participa da conferência com presença ativa em painéis e agendas de articulação internacional: o hub será representado por Pedro Valério, Diretor Executivo, e Carolina Cavalheiro, Diretora de Negócios e Gestão de Comunidade. No primeiro dia de evento, Pedro Valério será um dos palestrantes do painel “Innovación Social”, que discutirá o uso da inovação como ferramenta de inclusão e desenvolvimento urbano.

A sessão vai abordar temas como educação STEM – abordagem pedagógica que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, promovendo uma aprendizagem mais prática e interdisciplinar -, inclusão digital, conexão entre jovens e startups, e o papel dos distritos de inovação como plataformas de solução para desafios urbanos. O painel contará também com a participação de Geraldine Gueron, Diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério de Desenvolvimento Econômico, Juan Fernando Pacheco Duart, da Uniminuto (Colômbia), e Domingo Gonzales, da Pontificia Universidad Católica del Perú, sob moderação de Adriana Ferreira de Faria, do TecnoPARQ.

Ainda no dia 29, será formalizado um Termo de Cooperação entre o Instituto Caldeira e o Parque de Innovación de Buenos Aires, principal hub de inovação e tecnologia da cidade: ainda em construção, o espaço vai ocupar uma área de mais de 100 mil m² e abrigar startups, setor público, universidades, e empresas nacionais e internacionais.

O acordo entre as duas instituições estabelece bases para a implementação de programas de softlanding cruzado entre startups brasileiras e argentinas, promovendo a inserção em programas de aceleração e desafios de inovação aberta nos dois países. Estão previstas também sessões de pitch conjuntas, acesso recíproco a espaços de coworking, e realização de webinars colaborativos.

“A parceria com o Parque de Innovación é estratégica para fortalecer os laços do ecossistema na América Latina, oportunizando que as startups do Instituto Caldeira se conectem diretamente aos principais atores globais, bem como possibilita a prática da inovação aberta e prospecção de tecnologias sem fronteiras para as corporações do Instituto”, comenta Carolina Cavalheiro. “Para o Caldeira, a colaboração internacional é um vetor fundamental para a geração de valor para os membros de nossa Comunidade.”

Visitas técnicas e aproximação com o ecossistema portenho

Na agenda do dia 30, Pedro Valério e Carolina Cavalheiro vão participar de visitas técnicas a organizações estratégicas do ecossistema de inovação de Buenos Aires. Estão previstas reuniões com representantes do Mercado Libre, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), da sede do governo da cidade – onde será realizada uma apresentação com Raúl Piola, secretário de Inovação de Buenos Aires –, e do Cero + Infinito, centro voltado às áreas de ciências, matemática e computação na Universidade de Buenos Aires.

As visitas têm como foco a identificação de sinergias e oportunidades de cooperação entre Porto Alegre e Buenos Aires, ampliando as frentes de atuação do Caldeira na América Latina. “Fomentar pontes com atores estratégicos da América Latina está alinhado com a missão do Caldeira de ser um catalisador de transformação social por meio da inovação”, destaca Pedro Valério. “As trocas com hubs internacionais ampliam nossa visão sobre os desafios urbanos e nos inspiram a evoluir nos nossos projetos e ações, inclusive nos programas de conexão entre jovens talentos, startups e grandes empresas.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.