IZZA Compras Inteligentes, Declare Cripto, CSURFACE e BridgeSell foram as startups destaque nos programas. Foto: divulgação

Instituto Caldeira encerra aceleração com destaque para startups em diferentes estágios

O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios localizado em Porto Alegre (RS), concluiu mais uma rodada dos seus programas de aceleração voltados ao desenvolvimento de startups em diferentes estágios de maturidade. As atividades marcaram o encerramento da oitava edição do Ebulição Startups, da sexta edição do MVP e da terceira turma do Kickstart, reunindo ao todo 60 negócios de base tecnológica de diferentes segmentos.

Com enfoques distintos, os três programas são parte de uma estratégia que acompanha a jornada empreendedora desde a fase de ideação até a tração e a escala. Os programas são correalizados com a Dell, e também com o Sebrae RS, que fornece um incentivo de 50% nos custos para as startups do estado – mas empresas de todo o Brasil podem se inscrever.

“Nossos programas foram desenhados para apoiar a evolução das startups em todas as etapas do seu ciclo de vida. Empreender é desafiador, mas essa jornada se torna mais eficiente e transformadora quando há conexão com outros empreendedores e o suporte de mentores experientes”, aponta Mariana Bertiz, Coordenadora de Inovação do Instituto Caldeira.

Ebulição: aceleração para startups em operação e tração

Focado em startups que já validaram seu produto e operam com base de clientes ativa, o Ebulição Startups é o principal programa de aceleração do Caldeira para negócios em fase de operação e tração. A oitava edição reuniu 15 startups, que passaram por uma jornada prática que incluiu mentorias individuais e coletivas, masterclasses, painéis temáticos e sessões de conexão com investidores – culminando em um Demoday com banca avaliadora e pitchs públicos. Ao longo do Ebulição, as startups participantes são membros do Instituto Caldeira, ou seja, têm acesso a todos os conteúdos e eventos realizados pelo hub.

Durante o programa, as startups – a maioria operando no modelo B2B – somaram mais de R$ 8 milhões em faturamento. A IZZA Compras Inteligentes foi eleita Startup Destaque pela banca técnica. A plataforma desenvolvida pela empresa automatiza o processo de compras recorrentes para o setor de alimentação institucional, permitindo economia de até 35% para os clientes ao cruzar cotações, dividir pedidos entre fornecedores e centralizar a gestão financeira.

“A participação no Ebulição foi uma experiência transformadora. Tivemos acesso a conteúdos de altíssimo nível e mentorias personalizadas que contribuíram diretamente para nossa estratégia de entrada em um novo mercado”, afirma Guilherme Gonçalves, CEO da IZZA Compras Inteligentes. “Conseguimos ajustar nosso direcionamento comercial e estruturar o crescimento com base em métricas claras. Hoje, seguimos focados na expansão regional do nosso modelo SaaS para restaurantes, com o objetivo de ampliar os segmentos atendidos e aumentar a eficiência operacional dos nossos clientes.”

Já a Declare Cripto, especializada na automatização de processos fiscais relacionados a criptoativos, foi escolhida como Destaque pela Comunidade Caldeira. A solução integra dados de exchanges e carteiras digitais para identificar e gerar toda a documentação necessária para o cliente cumprir suas obrigações com o fisco, inclusive IRPF, atendendo investidores que operam em ambientes centralizados e descentralizados. “O programa proporcionou um conhecimento prático e valioso para todas as startups participantes”, destaca Denis Rocho, CEO da Declare Cripto. “As palestras com grandes nomes do mercado nos levaram a reavaliar processos internos e a nos inspirar em empresas que já alcançaram patamares mais avançados. Isso influenciou significativamente nossa visão estratégica para os próximos passos do negócio.”

A seleção das startups destaque foi feita com base em critérios como crescimento, escalabilidade, qualificação do time fundador e impacto potencial no mercado. Entre os mentores e speakers desta edição do Ebulição estiveram executivos da Eurofarma, Nelogica, Fruki Bebidas, Asaas, Faber-Castell, Salesforce, Meta, Astella, entre outros.

MVP: primeiras vendas e validação de produto

Voltado a startups em fase de estruturação e primeiras vendas, o MVP (sigla para Mínimo Produto Viável) teve, em sua sexta edição, a participação de 20 negócios early stage. O programa tem duração de três meses e contempla workshops, encontros com especialistas e mentorias voltadas à validação de produto, construção de modelo comercial e formalização jurídica dos negócios.

A CSURFACE, startup eleita como destaque da edição, atua na área de cibersegurança ofensiva. Fundada por Douglas Santos e Eduardo Mello, a empresa desenvolveu uma plataforma de monitoramento da superfície de ataque digital de grandes corporações, o que inclui todos os ativos e pontos de vulnerabilidade visíveis a potenciais invasores. A proposta é proteger as empresas pensando “como um hacker pensaria”, identificando brechas antes que sejam exploradas. A CSURFACE opera em modelo SaaS B2B, com contratos anuais baseados no número de ativos monitorados.

“A participação no MVP trouxe para nós diversos insights valiosos, desde a parte jurídica, com a formalização do acordo de sócios, até aspectos de produto e máquina de vendas. As mentorias foram especialmente produtivas”, aponta Eduardo Rodrigues de Mello, cofundador da CSURFACE. Um dos momentos destacados pela startup foi a mentoria com Luis Felipe Evers, Head de Produto da Clear Sale, que contribuiu com orientações práticas sobre abordagem comercial e trouxe conexões estratégicas com o mercado.

Kickstart: ideação e primeiros passos para empreender

O Kickstart, programa de entrada do portfólio do Caldeira, é voltado a pessoas que desejam transformar ideias em negócios de base tecnológica. Ao longo de dois meses, os participantes – que não precisam necessariamente ter CNPJ ativo – passam por workshops, talks com especialistas e sessões práticas voltadas à construção de modelo de negócio, validação de mercado e estruturação da proposta de valor.

A terceira edição do programa recebeu 25 projetos e foi correalizada com o Sebrae. A BridgeSell foi reconhecida como a startup destaque da turma. A empresa desenvolveu uma plataforma focada na gestão unificada e centralizada de marketplaces, com uso de Inteligência Artificial de ponta a ponta, para maximizar a taxa de aprovação de produtos, otimizar o processo de cadastro e automatizar processos de rotina de gestão do segmento.

“Participar do Kickstart foi essencial para estruturar nosso negócio desde a fase da ideia”, conta Guilherme Canto, fundador da BridgeSell. “Desde o início, buscamos estar próximos do ecossistema do Caldeira por reconhecermos seu papel no fomento à inovação. O programa nos ofereceu uma base sólida, com conteúdos que abordaram desde modelagem de negócios até aspectos jurídicos e financeiros. Isso nos permitiu iniciar a BridgeSell com um olhar estruturado e foco em construir uma solução escalável.”

O Kickstart tem se consolidado como uma porta de entrada para novos empreendedores que buscam desenvolver negócios escaláveis, mesmo antes da formalização da empresa. Os três programas – Ebulição, MVP e Kickstart – compõem uma trilha de desenvolvimento que acompanha o ciclo completo de uma startup. Ao longo do ano, o Instituto Caldeira estrutura duas edições de cada programa.

As inscrições para os novos ciclos do MVP vão até o dia 12 de setembro, e as do Kickstart, até o dia 19 de setembro.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.