ICT do MPRS é novo membro da comunidade Tecnopuc e firma acordo com a PUCRS

ICT do MPRS é novo membro da comunidade Tecnopuc e firma acordo com a PUCRS

A parceria entre as instituições integra as ações do MPRS focadas em ciência, tecnologia e inovação para ampliar impacto social. Foto: divulgação

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), inaugurado em outubro, é o mais novo membro do Tecnopuc. A oficialização da chegada ocorreu em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 9. Na ocasião, o MPRS também assinou um Acordo de Cooperação com a PUCRS.

O foco da parceria é aproximar ciência, tecnologia e cidadãos para ampliar impacto social. “É um momento muito importante para a nossa Universidade, para o Tecnopuc assinarmos esse convênio e também contarmos com a presença do ICT. Hoje, todos nós da área acadêmica estamos conhecendo essa modelagem dos institutos de ciência e tecnologia que abrem todo um leque de novas possibilidades. Seguiremos juntos para construir valor para a nossa sociedade, por meio dessa parceria”, destacou Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc.

Desenvolver novas capacidades internas é o papel do ICT, liderado por Letícia Batistela – que possui uma relação muito próxima com o ecossistema de inovação gaúcho. “O ICT vem para dar continuidade à inovação que já existe no MPRS e aumentar cada vez mais através do ecossistema de inovação, presente aqui no Tecnopuc, que é um grande portal para o mundo todo. O Ministério Público existe para cuidar das pessoas. Então a gente vai cuidar das pessoas da melhor forma que eu conheço: dando oportunidades”, ressaltou Letícia.

A proposta envolve promover formação tecnológica, articular parcerias e estimular a cultura de inovação, atuando como uma ponte entre a pesquisa e a prática da justiça. Para o MPRS, inovar é visto como humanizar, simplificando o complexo e conectando quem precisa de solução com quem pode desenvolvê-la.

Acordo com a PUCRS

O Acordo de Cooperação Estratégica assinado pelo MPRS e pela PUCRS é focado no aprimoramento institucional por meio do uso de dados, inteligência artificial e ferramentas digitais. A parceria garante ao MPRS acesso a expertises em ciência de dados, gestão e comportamento. Essa integração capacita o órgão a antecipar tendências, aprimorar processos e desenvolver soluções orientadas ao cidadão, fortalecendo sua atuação moderna, integrada e inovadora na promoção da justiça e transformação social.

Após a assinatura do Acordo, o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, destacou que o Brasil é o 13º país do ranking em produção científica, mas ocupa a 49ª posição em inovação, e falou sobre como a articulação do ecossistema de inovação pode transformar o que é produzido na academia em soluções para a sociedade.

“A PUCRS, há muitos anos, tem como posicionamento inovação, geração de impacto e valor para a sociedade. Isso significa que nós precisamos transformar a produção científica em desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental. Nesse contexto, ter o Ministério Público no nosso ecossistema de inovação é muito importante porque nós conseguimos reunir aqui a quádrupla hélice (universidade, governos, sociedade e empresas) e esses agentes, atuando de forma independente, podem ajudar o nosso país a sair de um ranking que ainda não está adequado quando falamos em inovação ou resolução de problemas reais para a sociedade”, frisou o reitor.

Em sua fala, Alexandre Saltz, Procurador-Geral de Justiça, ressaltou sua felicidade em reencontrar a PUCRS – onde cursou a graduação em Direito, se pós-graduou, fez Mestrado e deu aulas – neste novo momento, e a importância da parceria para os objetivos do MPRS. “Nós somos uma das poucas instituições públicas que têm a verdadeira vocação de mudar a vida das pessoas. Atuamos na proteção das vítimas, da criança e do adolescente, da educação, do meio ambiente, do consumidor, do patrimônio público e para isso nós precisamos estar atualizados. Nós pretendemos estar aqui para atender melhor quem precisa do nosso trabalho, desenvolver ferramentas, aplicativos, para que o mercado nos conheça melhor também. E aqui é o ambiente certo para isso”, afirmou.

Entre as pessoas presentes na cerimônia, estavam Simone Stülp, secretária de Inovação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Lisiane Lemos, secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul, servidores do MPRS, colaboradores da PUCRS e membros da comunidade Tecnopuc. Após a solenidade, foi realizada uma visita à sala do MPRS no Tecnopuc, espaço onde a equipe do ICT atuará e outros servidores do Ministério Público serão recebidos para desenvolver iniciativas relacionadas à inovação.

Ecossistema de inovação do MP, Aurora, foi passo inicial para ICT
Em setembro, o MPRS lançou a Aurora, um ecossistema de ferramentas de inteligência artificial (IA) desenvolvido em parceria com a Xertica. A iniciativa é inédita no sistema de Justiça nacional.

A Aurora foi criada para enfrentar o volume de milhões de processos que sobrecarregam o sistema, buscando potencializar a atuação da instituição com mais agilidade e foco humano. O desenvolvimento se deu por meio de um chamamento público para inovação aberta, sem contrapartida financeira.

Entre os recursos da IA estão: transcrição automática, resumos de depoimentos, identificação de contradições, chatbot jurídico e ferramentas para sumarização automática de documentos e mídias em processos. A plataforma visa trazer mais velocidade e permitir uma atuação estratégica que entregue mais valor à sociedade.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.