A 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística consolidou-se como palco para a apresentação de inovações que estão redesenhando o futuro do setor. Entre elas, a inteligência artificial (IA) ganhou destaque ao mostrar como já vem impactando diretamente a segurança, a gestão de frotas e a eficiência das operações de transporte rodoviário no Brasil.
A Atsul, referência em reposição técnica para carretas, levou como diferencial o Sistema de Freios EBS (Electronic Braking System), que oferece respostas até 30% mais rápidas em frenagens de emergência, maior estabilidade e integração com recursos como ABS e controle de tração.
“Para nós, segurança e eficiência caminham juntas. O EBS já é uma realidade no setor e queremos mostrar aos nossos clientes como essa inovação pode proteger vidas, reduzir custos e aumentar a disponibilidade das frotas”, destacou Ari Turella, sócio da Atsul.
Já a Drivin, scale-up chilena que marcou sua estreia na TranspoSul, apresentou sua plataforma de gestão logística baseada em IA, machine learning e análise de dados em tempo real, permitindo visibilidade de ponta a ponta, otimização de rotas e redução de custos.
“A TranspoSul é uma vitrine estratégica para a Drivin, pois conecta empresas que estão no coração da economia brasileira”, afirmou Henrique Patinho, Lead Manager da Drivin no Brasil.
A Trucks Control chamou a atenção com o Smart Vision Cam, sistema de monitoramento por inteligência artificial com dupla verificação e até seis canais simultâneos, além de alertas de fadiga para prevenir incidentes.
“Nosso compromisso é transformar dados em prevenção, oferecendo às transportadoras ferramentas inteligentes que protegem vidas e aumentam a competitividade das frotas”, destacou a equipe da empresa.
Entre os expositores com soluções já consolidadas, a Michelin Connected Fleet apresentou seu portfólio de serviços digitais que auxiliam na gestão de frotas com informações estratégicas para reduzir custos e aumentar a eficiência. A Siga Sul, por sua vez, reforçou sua atuação nacional e internacional na gestão de frotas, mostrando como inovação e atendimento personalizado sustentam seu crescimento em diferentes segmentos.
As soluções apresentadas confirmam que a inteligência artificial deixou de ser tendência para se tornar realidade. Segurança, sustentabilidade, redução de custos e produtividade são hoje resultados concretos da aplicação da tecnologia, que desponta como um dos pilares estratégicos da TranspoSul e que são o futuro do transporte e da logística.
A 24ª TranspoSul foi uma realização do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS). Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse www.transposul.com.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre o SETCERGS
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.