Evento em São Paulo apresentou o AI Token Service, a plataforma Versatile e o novo Centro de Excelência em IA e Nuvem; empresa dobrou sua receita no país e reforça papel estratégico no avanço da transformação digital brasileira. Foto: divulgação

Huawei Cloud dobra receita no Brasil e anuncia novas soluções de IA e nuvem

A Huawei apresentou suas mais recentes inovações tecnológicas para a era inteligente durante o Huawei Cloud Summit Brasil 2025, realizado no Parque Mirante, em São Paulo, sob o tema “Acelerando a Inteligência, construindo um Brasil Mais Inteligente”.

Entre os principais anúncios estiveram o AI Token Service, que aprimora a entrega de resultados de computação por meio de inferência rápida, a plataforma de agentes de IA Versatile, e o Huawei Cloud Stack (HCS) 8.6, que traz avanços em infraestrutura de nuvem, integração entre dados e IA, modernização de aplicações e automação de operações.

Reforçando sua filosofia “Cloud for Good”, a Huawei Cloud também lançou o Centro de Excelência em IA e Nuvem (COE), iniciativa voltada a acelerar a próxima fase da transformação digital de clientes e parceiros no Brasil. O projeto oferecerá suporte técnico, estratégico e organizacional, com foco em inovação e capacitação de talentos locais. Nos próximos cinco anos, a companhia planeja expandir seu ecossistema para mil parceiros e formar 100 mil desenvolvedores brasileiros até 2028, fortalecendo o ambiente de talentos digitais e promovendo o desenvolvimento sustentável do país.

Presente no Brasil há 27 anos, a Huawei reforçou seu compromisso com o fortalecimento da infraestrutura digital local. Em seu discurso de abertura, Gao Kexin, CEO da Huawei Brasil, destacou que, com o apoio de mais de 400 parceiros locais, a empresa tem ajudado clientes dos setores público, financeiro, varejista e de internet a acelerar suas jornadas de digitalização. O executivo ressaltou que a Huawei Cloud oferece suporte ágil e próximo a clientes em todo o país e na América Latina.

De acordo com Mark Chen, presidente da Huawei Cloud América Latina, a receita da empresa no Brasil cresceu 100% em relação ao ano anterior, consolidando o país como um mercado estratégico para o avanço da nuvem na região.

O Summit reuniu líderes do setor público e privado, executivos e parceiros para discutir práticas de inovação e casos de sucesso que mostram como a inteligência artificial vem impulsionando a transformação digital no Brasil.

Rogério Souza Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destacou o papel estratégico do país: “O Brasil tem grande potencial e está comprometido com o avanço da inteligência artificial. Nosso objetivo é garantir que a IA sirva ao bem comum, ampliando o acesso a serviços públicos de qualidade e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Alexandre Gonçalves de Amorim, diretor-presidente do Serpro, ressaltou o impacto da adoção do Huawei Cloud Stack no setor público: “Com o governo em nuvem, o Serpro, por meio de um processo de contratação unificado, entrega uma experiência completa de nuvem para o governo. É uma tecnologia 100% brasileira, desenvolvida por brasileiros e apoiada pela Huawei, garantindo uma solução robusta, eficiente e escalável — com segurança e qualidade. Nosso objetivo é trazer confiança a todos que trabalham pelo nosso país e se esforçam para torná-lo melhor a cada dia.”

“Foram 50 toneladas de equipamentos instalados em nosso centro de dados em Brasília, acompanhadas de transferência de conhecimento e capacidade operacional para nossos profissionais”, explicou Amorim. Ele ressaltou que essa colaboração não significa dependência, mas sim fortalecimento da indústria nacional, com tecnologia de ponta aplicada por empresas e técnicos brasileiros.

Antonio Hobmeir Neto, CTO da Dataprev, reforçou a importância da colaboração para o avanço da transformação digital: “A Dataprev tem desenvolvido produtos de IA não apenas para incorporar o conhecimento da Huawei, mas também para transferi-lo, promovendo uma evolução de maior qualidade dentro do setor público. As plataformas precisam ser capazes de oferecer serviços públicos com excelência a todos os brasileiros.”

Do lado do setor privado, Ramon Veloso, CIO do Grupo Mateus, compartilhou resultados concretos obtidos com a digitalização do varejo: “Precisamos digitalizar o varejo. Muitos têm medo do custo da nuvem, mas o ganho que tivemos com a parceria com a Huawei foi muito maior, muito significativo. Estamos muito satisfeitos: o retorno é muito maior do que o investimento. Quem é varejista sabe os problemas e perdas que enfrentamos. Eu sempre digo que precisamos digitalizar o varejo para perder menos e ganhar mais. Vamos digitalizar! Com a Huawei, tive a oportunidade de viajar para a China, conhecer tecnologias inovadoras que me deixaram impressionado — drones de entrega que fazem mais de 100 milhões de entregas diárias. Com o aplicativo, o cliente passa em frente à padaria e recebe uma notificação do padeiro dizendo que tem pão quentinho; do açougueiro oferecendo carne fresca. Isso aumenta as vendas e os lucros” afirmou.

Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini Group, reforçou o papel das parcerias tecnológicas para o futuro da transformação digital: “O sucesso do futuro virá de parcerias sólidas. Junto com a Huawei Cloud, estamos acelerando a transformação digital em finanças, varejo e setor público, com mais eficiência, menores custos e crescimento sustentável. Essa colaboração vai além da tecnologia — une ecossistemas. A infraestrutura local e a inovação em IA da Huawei Cloud, combinadas à expertise da Stefanini, estão impulsionando uma nova onda de transformação digital na América Latina.”

Encerrando o encontro, Ivan Yang, CEO da Huawei Cloud Brasil, reforçou o propósito da empresa de adaptar inovações globais às necessidades locais: “Nossa missão é capacitar as indústrias brasileiras com tecnologias globais de ponta, adaptadas às necessidades locais, para que nossos clientes e parceiros não apenas acompanhem o futuro, mas o liderem.”

Sobre a Huawei Cloud:

A Huawei Cloud coloca a serviço de seus clientes mais de 30 anos de experiência técnica da Huawei em tecnologia, inovação e infraestrutura de TIC. Cada vez mais empresas crescem com a estabilidade, a segurança e a contínua melhoria dos serviços oferecidos pela Huawei Cloud e de forma acessível, inclusive em IA. Com uma poderosa plataforma de computação e de desenvolvimento de fácil uso, a Huawei Cloud dá suporte a estratégias de IA full-stack para qualquer cenário.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.