Sem cortes, sem anestesia e sem internação: Hospital do Amanhã do Clínicas apresenta técnica inovadora para tratar câncer de fígado.
Uma técnica cirúrgica para tratar câncer no fígado sem a necessidade de internação foi demonstrada hoje (22) no stand do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na feira Health Summit. A ablação por radiofrequência é uma punção feita por uma agulha que emite raios de alta frequência, cauterizando a área onde está o nódulo canceroso. “É como colocar uma maçã no forno. Ela vai secando e murchando”, compara o coordenador da Unidade de Radiologia Intervencionista do HCPA, Leandro Scaffaro, que demonstrou o procedimento em um fígado de boi.
A técnica é indicada casos de câncer de fígado primário (ligados à cirrose) ou câncer de intestino, mama ou pâncreas que fazem metástase no fígado. O procedimento não exige anestesia nem cortes, dispensando a necessidade de internação e diminuindo as complicações. Estudos já mostraram que os resultados são similares à cirurgia convencional.