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Grupo SBF supera metas e alcança faturamento recorde de R$ 9 bilhões

O ano de 2024 foi marcado por entregas consistentes e objetivos alcançados com êxito para o Grupo SBF. Com faturamento recorde de R$ 9,0 bilhões (CAGR de 23,0% de 2019 até 2024), a companhia ultrapassou as metas desenhadas em seu planejamento estratégico, e expandiu o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) em 83,3% vs 2023, alcançando o marco histórico de R$ 417,5 milhões no ano (CAGR de 22,6% de 2019 até 2024).

Além disso, o grupo encerrou o ano com margem bruta de 49,2%, crescimento de 2,0 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e em linha com 2019 – reforçando seu compromisso com a recomposição da margem bruta após períodos de remarcações mais agressivas no segundo semestre de 2023.

Em seu plano estratégico iniciado no 2T23, rapidamente adaptou a estrutura de custos, e aumentou sua eficiência operacional através da diluição de despesas. Mesmo com a superação das metas de 2024 e o consequente provisionamento de remuneração variável condizente com esse desempenho, foi registrada uma redução de 0,2 pontos percentuais no indicador de SG&A/ROL (ex-IFRS). Dessa forma, o Grupo SBF alcançou um EBITDA ajustado (ex-IFRS) de R$ 772,4 milhões (margem de 10,8%), crescimento de 27,3% vs 2023, representando um CAGR de 20,0% de 2019 até 2024.

A alavancagem, um dos principais indicadores acompanhados ao longo do ano, recuou de 3,13x no segundo trimestre de 2023 para 1,19x ao final de 2023, atingindo 0,38x em dezembro de 2024 – patamar confortável e seguro, especialmente diante do cenário macroeconômico brasileiro. Dessa forma, a empresa reduziu em 59,0% o endividamento – de R$ 721,6 milhões em 2023 para R$ 295,7 milhões em 2024.

Com a manutenção de uma gestão eficiente do capital de giro, uma das frentes prioritárias, e com registro de uma melhora de 8 dias no ciclo financeiro em relação ao ano anterior (-6,4%). Esse avanço reflete a otimização dos estoques, com destaque para a Fisia (181 dias em 2023 vs 168 dias em 2024), e a normalização da dinâmica de compras, principalmente nesta unidade de negócios, impactando a linha de contas a pagar.

A Centauro entregou o melhor ano da sua história. Com faturamento recorde de R$ 4,5 bilhões (+4,4% vs 2023), expandiu sua receita bruta em seus dois canais de atuação – as lojas cresceram 2,7% e o digital, 11,0% vs 2023 – a empresa atingiu sua maior margem bruta em um período de um ano (50,0%).

Em 2024, a Centauro consolidou a expansão da rentabilidade, com foco na maximização do lucro bruto por m² e a eficiência operacional. A empresa aprimorou a precificação dos produtos, ampliou a participação de itens de maior margem nos canais físico e digital, reduziu o tempo de giro de seus estoques e implementou iniciativas como a venda de combos e expansão da categoria de vestuário no digital. Além disso, a conversão de lojas para o formato G5, a implementação de um projeto com foco em visual merchandising em parceria com marcas estratégicas, e a realização de eventos esportivos, como o circuito de corridas “Centauro Desbrava”, impulsionaram o engajamento dos clientes e o crescimento do lucro bruto.

A Fisia registrou receita bruta de R$ 5,1 bilhões, crescimento de 0,4% vs 2023 e expansão de 5,6% de lucro bruto, levando sua margem bruta para 43,7% (vs 41,6% no ano anterior). Os canais DTC da Fisia apresentaram crescimento em linha com a expansão de margem, e em comparação com 2023, a receita das lojas (NVS e NDIS) cresceu 7,1% e a receita do canal digital expandiu 3,6%. Já o canal de atacado registrou decréscimo de 7,8% em seu faturamento, refletindo os ajustes na frente de estoques realizados no segundo semestre de 2023, porém com expansão de 0,5 pontos percentuais de margem bruta.

A recomposição de preço, a melhoria da rentabilidade em todos os canais e uma expansão histórica da margem bruta marcaram o ano de 2024 da Fisia. A companhia reduziu estoques e markdowns, fortaleceu os canais DTC e aumentou a participação das vendas full price. Como parte do avanço na integração com o Grupo SBF, as lojas NVS passaram a ser abastecidas pelo centro de distribuição próprio, trazendo maior eficiência operacional. Além disso, a realização de ativações e eventos esportivos, como a Nike Run e lançamentos de produtos icônicos, reforçaram o posicionamento da marca no mercado brasileiro. Como consequência, a Nike foi novamente reconhecida no prêmio Top of Mind da Folha de S. Paulo em 2024, destacando sua relevância entre os consumidores.

A omnicanalidade é um pilar estratégico para a nossa empresa e, em 2024, demos passos importantes para fortalecer a integração entre os canais das nossas unidades de negócios. Através do projeto “Troca Tudo”, a Centauro se tornou 100% omnichannel viabilizando a troca de todos os produtos comprados no e-commerce (inclusive 3P) em todas suas lojas físicas. No quarto trimestre do ano, 50% das trocas de produtos do 3P (marketplace) foram realizadas nas lojas e 78% dos clientes que utilizaram o crédito na loja efetuaram compras com valor superior ao original. Já a Fisia, em dezembro, deu seus primeiros passos em direção à omnicanalidade. Iniciou um projeto piloto que permite a troca de produtos comprados no e-commerce em qualquer loja da Nike (NVS ou NDIS). Mesmo sem divulgação ativa, já no primeiro mês, 8% das trocas foram realizadas em loja, gerando aumento no ticket médio e melhoria no NPS em relação às trocas via Correios.

Em 2025, a companhia pretende realizar mais avanços na Fisia para que as operações das unidades de negócio do Grupo SBF sejam 100% integradas no futuro, permitindo assim que a Centauro e a Fisia se potencializem através das suas fortalezas. O ano de 2024 encerra-se com avanços significativos em eficiência e rentabilidade, fortalecendo as bases para um crescimento sustentável.

O Grupo SBF segue focado na execução estratégica e na criação de valor para seus stakeholders, consolidando sua liderança no mercado esportivo por meio da melhoria contínua da operação e do fortalecimento de parcerias estratégicas. Com disciplina e visão de longo prazo, a operação avançará de forma consistente, garantindo uma empresa resiliente e preparada para capturar oportunidades futuras.

Sobre o Grupo SBF

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo SBF é uma plataforma aberta de esporte que conecta pessoas, marcas e criadores. Incentiva a prática de atividade física para todas as pessoas, transformando histórias em produtos, serviços, conteúdos e experiências, e, dessa forma, movimenta o mercado esportivo para um novo patamar. Até 2020, o grupo atuou no país com a Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina e primeira varejista omnichannel do Brasil, com 100% das operações de lojas físicas e plataforma digital integradas desde 2018. Em dezembro de 2020, a FISIA integrou o SBF como representante exclusivo da Nike no Brasil e, dessa forma, o grupo passou a contar com a maior marca esportiva do mundo. Em 2021, foi criada a SBF Ventures, incorporando novas unidades de negócio a esse ecossistema: a NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil, integrando mais de 800 criadores e dona dos canais digitais Desimpedidos, Camisa 21, André Hernan e Acelerados; a FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo, com mais de 12 bilhões de visualizações em seu canal digital oficial; a X3M, referência em live marketing esportivo no país, dona de eventos como XTERRA e UPHILL Marathon; a OneFan, sportstech criada para potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas e a Studio 78, loja multimarca que, inspirada na dança, no basquete e no street wear, faz a curadoria de produtos das maiores e melhores marcas de casual esportivo.

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