Com projetos proprietários e parceria estratégica com a Outpromo, companhia reforça sua liderança em Retail Media e experiência digital no PDV. Divulgação: Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN vem consolidando sua posição como referência em inovação tecnológica no varejo brasileiro. Por meio de projetos proprietários e de uma parceria estratégica com a Outpromo, agência do Omnicom Media Group, a área de Trade Marketing da companhia tem transformado o ponto de venda em um espaço de conexão inteligente entre marcas e consumidores, combinando tecnologia, sustentabilidade e experiências imersivas.
Essa abordagem acompanha tendências globais e regionais de investimento em tecnologia e mídia. Segundo o Global Entertainment & Media Outlook 2025–2029, da PwC, o setor global de entretenimento e mídia movimentou US$ 2,9 trilhões em 2024, crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior, e deve continuar em expansão, com CAGR de 3,7% até 2029, alcançando cerca de US$ 3,5 trilhões. Esse crescimento é impulsionado principalmente por tecnologias digitais, que transformam a forma como conteúdo e publicidade são consumidos.
Na América Latina, o cenário segue na mesma direção: o investimento total em mídia deve crescer 8,4% em 2025, atingindo US$ 40 bilhões, impulsionado pelos formatos digitais. No Brasil, a publicidade digital deve representar mais de 60% do total investido já em 2027, evidenciando a crescente importância da tecnologia para estratégias de Retail Media e para o engajamento de consumidores (Latin America Ad Spending 2025, eMarketer).
Para Juliana Monteiro, Gerente Nacional de Trade Visibilidade do Grupo HEINEKEN, esses dados reforçam a relevância da busca por soluções tecnológicas para a companhia, que se posiciona em destaque na evolução da transformação digital nos PDVs. “Além de promover uma comunicação mais sustentável e dinâmica, as soluções desenvolvidas com a Outpromo tornam o ambiente de compra mais atrativo, conectando marcas e consumidores de forma fluida e emocional”, destaca.
“Estamos sempre atentos às tendências do mercado e assim transformamos os PDVs em ambientes dinâmicos e inovadores. A tecnologia deixa de ser um apoio e passa a ser protagonista de nossas ativações, conectando shoppers às marcas do nosso portfólio de maneira mais eficiente, visual e relevante.” complementa Jussara Calife, Diretora de Trade Marketing ON & OFF. “Inovamos não apenas em ferramentas como painéis LED, robôs, sensores, mas na forma de entender o ponto de venda: como palco de conversas, experiências e impacto. Nossa ambição é que a HEINEKEN seja referência em ativações tecnológicas e disruptivas nos pontos de venda de todo o Brasil”, afirma a executiva.
Confira abaixo algumas das principais ativações tecnológicas do Grupo HEINEKEN em parceria com a Outpromo:
-
One Fits All: produto tecnológico exclusivo do Grupo HEINEKEN, criado para aumentar a eficiência no controle de conteúdo no ponto de venda e reduzir o uso de papelaria, promovendo sustentabilidade. Trata-se de uma peça composta por painéis de LED, disponível em três formatos, com conexão em tempo real para troca remota de conteúdo. Lançado como piloto em 2023, instalou 180 telas em diferentes estados, e em 2025 ganhou a versão 2.0, com resolução aprimorada e instalação de mais 100 unidades até o fim do ano.
-
Liqui-D: produto digital exclusivo do Grupo HEINEKEN, com tela AMOLED de 13″ disponível em três formatos e conexão em tempo real para troca remota de conteúdo. Desenvolvido para ativação em gôndolas de cerveja, o produto potencializa o impacto visual, aumenta a interação com o público e gera maior conversão. Atualmente, conta com duas telas na rede Pão de Açúcar, em São Paulo, com expansão prevista para o próximo ano.
-
Túnel Heineken UCL: a ativação recriou o túnel de entrada dos jogadores da Champions League, oferecendo uma experiência imersiva no ponto de venda. Revestido internamente com LED e equipado com sensor de presença, o túnel acionava conteúdo audiovisual exclusivo, fazendo o shopper se sentir como um jogador entrando em campo. A ativação ficou instalada por um mês, no período da campanha da UCL, e incluía exposição de produtos da marca Heineken® com promotoras aos finais de semana para engajar ainda mais o público.
-
Hei – Inteligência Amigável: é o robô garçom da Heineken®, que utiliza inteligência artificial para interagir com os consumidores dos bares, agilizando pedidos, respondendo dúvidas sobre a marca e destacando os diferenciais da cerveja. A ação, parte da campanha de credenciais “Sabor de Heineken, Só Heineken” e reforça o uso da tecnologia como forma de aproximar pessoas, e não substituí-las.
-
Eisenbahn O Grito: como parte da plataforma Eisen Rock Station, a ativação convidava os consumidores a “gritarem” em uma máquina tecnológica e refrigerada. O equipamento captava o tom de voz de cada participante e, com base nesse perfil, indicava o rótulo de Eisenbahn ideal. A experiência proporcionou ao público uma forma divertida e interativa de conhecer os diferentes estilos da marca, fortalecendo a conexão com o universo musical e incentivando a experimentação. A ativação aconteceu em dois momentos: durante o período do festival The Town, no Living HNK do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. E mais recentemente, durante o show do Guns N’ Roses, em Curitiba, onde a Eisenbahn foi a cerveja oficial do evento. No Living HNK, mais de 1 milhão de pessoas passaram pelo espaço e mais de 20 mil latas foram distribuídas. Já no show do Guns N’ Roses, foram entregues cerca de 350 latas. O evento reuniu um público estimado em mais de 30 mil pessoas, e a marca esteve posicionada em um ponto de grande visibilidade, com mais de mil pessoas passando pela máquina durante o período da ativação.
Com foco em inovação, sustentabilidade e experiência, o Grupo HEINEKEN reforça seu compromisso em redefinir o papel da tecnologia no varejo em um caminho que une eficiência operacional, engajamento emocional e impacto positivo no consumo.
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.