O grupo catarinense e associado à ACATE, Clemar Engenharia, vai captar até R$ 60 milhões por meio da sua subsidiária integral de telecom, a CL Sites S.A, visando financiar projetos de infraestrutura para expansão do 5G. A empresa terá acesso aos recursos junto à Apex, plataforma de investimentos e serviços financeiros que opera nos mercados regionais, e através do mecanismo de debêntures incentivadas – um tipo de título de renda fixa isento de imposto de renda.
“Já tínhamos a vontade de entrar no mercado de capitais, porque o 5G transformou infraestrutura em prioridade e exige ritmo de execução. No nosso caso, são ativos em operação, com contratos e receita recorrente, o que permite planejar crescimento com previsibilidade. Ao saber que a Apex estava operando em Santa Catarina com um time local e executivos dispostos a aprofundar no entendimento do nosso potencial, decidimos por um player local”, comenta Inácio Vandresen, CEO e acionista do Grupo Clemar, em entrevista à coluna de Ricardo Frizera no portal Brazilian Regional Markets.
A captação está ligada a um modelo de projetos que utiliza os recursos captados para devolver à empresa o valor que ela já investiu na construção dos equipamentos. Os aluguéis mensais que as operadoras pagam são usados como a principal fonte para pagar a dívida.
Na modalidade de debêntures incentivadas, em vez de tomar um empréstimo bancário tradicional, a empresa capta recursos junto a investidores e se compromete a pagar juros e devolver o principal nas condições definidas. O benefício da isenção fiscal é dado aos títulos para financiamento em setores específicos como o de infraestrutura.
O grupo Clemar Engenharia tem 55 anos de atividades, mais de 1.110 funcionários e atuação em todo o território nacional, com obras na América do Sul desde a década de 1990. A empresa é integrante do programa ACATE 1bi, iniciativa que tem o objetivo de fortalecer a competitividade de grandes negócios catarinenses de tecnologia a nível nacional e internacional.
*Com informações de Ricardo Frizera/Brazilian Regional Markets.