O CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, destacou em sua fala que, à medida que a Inteligência Artificial assume as tarefas repetitivas, cabe ao ser humano reforçar o protagonismo das relações. Fotos: Rede FeedMe / Divulgação
Evento reuniu empreendedores e lideranças no Instituto Caldeira, espaço referência em inovação de Porto Alegre.
“Make It Human”: um manifesto pela essência humana na era da Inteligência Artificial
A tecnologia prometeu nos aproximar, mas o paradoxo da nossa era é que nunca estivemos tão conectados e, ao mesmo tempo, solitários. Foi com essa provocação que a Gramado Summit apresentou, na tarde desta quarta-feira (03), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o tema que guiará a edição 2026 do maior brainstorming da América Latina: “Make It Human”.
Sob o comando descontraído do apresentador e humorista Rafael Cortez, o lançamento reuniu autoridades, imprensa e grandes nomes do mercado para antecipar o que será discutido na Serra Gaúcha de 6 a 8 de maio do ano que vem. Mais do que um brainstorming para cerca de 25 mil pessoas, a proposta é criar um espaço de reencontro com a essência, em que a criatividade, a empatia e a imperfeição humana são vistas como vantagens diante de tantas tecnologias.
O futuro será construído
O lançamento no Instituto Caldeira serviu como uma amostra da atmosfera que tomará conta de Gramado em 2026. O CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, destacou em sua fala que, à medida que a Inteligência Artificial assume as tarefas repetitivas, cabe ao ser humano reforçar o protagonismo das relações. “Em um ambiente onde a grande pauta são as inteligências artificiais, nós precisamos entender qual é o nosso papel nesse novo mundo. Falar sobre futuro, colocando o ser humano no centro de tudo, é interessante, sobretudo para lembrarmos que tudo é feito por nós e para nós”, explica.
Ciência, Inovação e Sociedade
Representando o ecossistema de inovação do estado do Rio Grande do Sul, que é um dos correalizadores da Gramado Summit, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, falou sobre a importância do fomento, por parte do poder público, a eventos de inovação, visando o acesso da comunidade a tais espaços. A secretária também destacou os programas promovidos pelo Governo do Estado relacionados ao tema. “Precisamos discutir o potencial e a força da inovação para alterar realidades da nossa sociedade”, disse ela.
O evento de lançamento contou também com a presença de Sérgio Sacani, divulgador científico e nome à frente do canal do Youtube, SpaceToday, com 2,2 milhões de seguidores. Sacani, que figura entre as atrações confirmadas para 2026, participou do lançamento em sabatina com o CEO e fundador do Share e curador da Gramado Summit, Rafael Martins, e respondeu sobre a falta de engajamento da população brasileira quanto à ciência. Ele atribui a falta de interação à complexidade do tema, mas também à falta de engajamento dos cientistas junto à população. “A ciência é passada de forma complicada, o que afasta as pessoas. É preciso que os cientistas saiam da academia para explicar, de forma descomplicada, para convencer a população de que esse tema é importante”, comenta.
Primeiros nomes confirmados para 2026
Durante o evento, a organização revelou as primeiras atrações da Gramado Summit 2026. A curadoria reflete a diversidade e a profundidade do tema “Make It Human”, trazendo sobrevivência, antropologia e ciência para o centro do debate.
Entre os nomes anunciados estão:
Sérgio Sacani: Geofísico e criador do SpaceToday, é o maior divulgador científico de astronomia e geociências do Brasil;
Maria Homem: Psicanalista e pesquisadora, é uma das principais vozes atuais sobre subjetividade, saúde mental e os desafios da era contemporânea;
Michel Alcoforado: Antropólogo PhD e consultor estratégico, especialista em decodificar o comportamento de consumo e as novas dinâmicas sociais;
Breno Masi: Empreendedor serial e referência em inovação (ex-PlayKids e iFood), com foco em transformar tecnologia em impacto humano real.
A venda de ingressos já está disponível no site oficial – www.gramadosummit.com – onde também serão anunciadas as atrações.