cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Gestão federal pretende otimizar a prestação de serviços à população, bem como o aperfeiçoamento do monitoramento das ações de governo. Temas foram tratados na bilateral com Rui Costa e Esther Dweck.

Governo do Brasil quer utilizar expertise dos Emirados Árabes para monitorar serviços da saúde em tempo real

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, tiveram uma agenda bilateral com o vice-ministro de Assuntos de Gabinete para Competitividade e Intercâmbio de Conhecimento dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Abdulla Nasser, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto. A finalidade do encontro foi dar seguimento às tratativas oficializadas em memorando de entendimento assinado pelo ministro Rui Costa e pelo ministro de Assuntos de Gabinete, Mohammad al Gergawi, em outubro deste ano, durante visita oficial.

Em linhas gerais, o governo do Brasil quer implementar plataformas que ampliam a eficiência das ações governamentais em diversas áreas. O ministro da Casa Civil afirmou que o “Brasil quer colocar em prática a digitalização”.

O pontapé desta parceria deve ser a saúde. Os Emirados Árabes possuem uma plataforma que monitora em tempo real a saúde no país: quantidade de médicos, onde faltam profissionais, medicamentos. “Para nós, ter essa plataforma à disposição pode evitar desperdício de recursos públicos e acelerar a resolução de problemas”, afirmou Costa ao explicar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é compartilhado pelo ente federal, os estados e os municípios, por isso a unificação geral de dados seria bem-vinda.

Rui Costa informou que servidores técnicos da Casa Civil, Saúde, Gestão e Dataprev devem ir aos EAU na segunda quinzena de janeiro para um “intercâmbio” aprofundado de conhecimento técnico entre servidores. O objetivo é que em menos de 100 dias as parcerias em experiências governamentais em desenvolvimento e modernização sejam acordadas pelos líderes dos dois países e colocadas em prática.

A ministra Esther destacou como os Emirados têm feito compras públicas e em que isso serviria de expertise para o Brasil. “Vocês têm uma plataforma muito próxima daquilo que o MGI pretende desenvolver no Brasil e conhecer de perto esse funcionamento será excelente”, afirmou a ministra. Ela enfatizou o fato de em cada ministério daquele país existir uma pessoa que pensa a inovação “para não fazerem as coisas do mesmo jeito sempre”.

A plataforma “Aceleradores de Governo” também esteve entre as prioridades. Costa explicou que acelerar a entrega de programas estratégicos é um desafio posto no dia a dia da Casa Civil e conhecer os mecanismos de monitoramento e aceleração de resultados usados pelos emiradenses será bastante proveitoso”.

Na próxima semana, uma nova agenda deve ocorrer de modo online para marcar datas e identificar servidores dos dois países que deverão se encontrar e compartilhar conhecimento.

A reunião permitiu que o vice-ministro árabe confirmasse o interesse “genuíno no trabalho conjunto” e ele transmitiu ainda a mensagem de pronta recuperação do Xeique Khaled ao presidente Lula.

Também estavam presentes na agenda bilateral o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.