Governador Eduardo Leite visita pavilhão AgroBrasil na COP30

Governador Eduardo Leite e secretária Marjorie Kauffmann, ambos ao centro, com representantes da economia primária - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Leite entrega a CNA e Farsul Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa e Roteiros de Descarbonização das Cadeias Produtivas

Em Belém, governador reforçou parceria com o setor para reduzir emissões e consolidar metas de neutralidade de carbono até 2050

O governador Eduardo Leite entregou, na tarde desta terça-feira (11/11), durante a COP30, em Belém (PA), o Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa (IEGEE) e os Roteiros para Descarbonização de Cadeias Produtivas à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). A entrega ocorreu em reunião no pavilhão AgriZone, dentro da programação oficial da conferência. A ação marcou mais um avanço do Plano Rio Grande, a estratégia estruturante de reconstrução e adaptação climática do Estado.

O governador apresentou, junto com a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, os resultados dos estudos ao presidente da comissão de Meio ambiente da CNA, Muni Lourenço, e ao presidente eleito da Farsul, Domingos Velho Lopes. O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, acompanhou o encontro.

Ciência e produção

Leite destacou que o material representa um novo patamar de integração entre ciência e produção no enfrentamento das mudanças climáticas. “Estamos entregando conhecimento transformado em política pública. O inventário e os roteiros de descarbonização mostram, com base em dados objetivos, o que já avançamos e o potencial de cada setor produtivo para reduzir emissões e alcançar a neutralidade de carbono até 2050”, afirmou.

Leite anuncia parceria com a ONU para fortalecer reconstrução e prevenção de desastres

O IEGEE atesta que o Rio Grande do Sul reduziu 23% das emissões brutas e 27% das líquidas de gases de efeito estufa nos últimos três anos. Já os roteiros de descarbonização, elaborados em parceria com o setor produtivo, avaliam cinco cadeias estratégicas (soja, arroz, pecuária bovina de corte e leite, silvicultura e petroquímica) e projetam cenários até 2050. As modelagens apontam que a cadeia da soja pode atingir a neutralidade até 2045 e que a pecuária e o arroz podem reduzir, respectivamente, 72,8% e 76,1% de suas emissões até meados do século.

“Esse é um esforço que coloca o Rio Grande do Sul na vanguarda da descarbonização da economia brasileira. Estamos nos tornando referência na construção de políticas públicas de baixo carbono ancoradas em ciência, inovação e cooperação com o setor produtivo”, destacou Leite. O governador também propôs à CNA e à Farsul a criação de um grupo de trabalho permanente, com apoio técnico do Estado e coordenação das entidades, para monitorar continuamente os dados, metodologias e práticas de mitigação, ampliando a base científica e a transparência das informações.

A secretária Marjorie Kauffmann reforçou que o trabalho conjunto é essencial para o alcance das metas. “O agronegócio gaúcho demonstra maturidade ao assumir o compromisso de reduzir emissões com base em evidências e dados técnicos. Estamos fortalecendo o caminho rumo a um modelo de produção mais sustentável, competitivo e resiliente”, afirmou.

No encerramento do dia, Leite ainda participa, na Zona Verde da COP30, do painel “Plano Rio Grande: estratégia de reconstrução e resiliência do Estado”, ao lado de Inamara Santos Melo, coordenadora-geral de Adaptação na Secretaria Nacional de Mudança do Clima (MMA); Mary Friel, oficial sênior de Clima da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC); Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre; Rayne Michelli Ferretti Moraes, chefe do escritório do ONU-Habitat no Brasil; e Rodrigo Corradi, secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul e diretor do ICLEI Brasil.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom e Vanessa Trindade/Ascom Sema

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.