Em painel, Leite detalhou o Plano Rio Grande, estruturado para orientar ações em áreas como infraestrutura, moradia e inovação - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Governador Eduardo Leite apresenta cenário econômico a investidores em Nova York

Agendas incluíram participação no Summit Valor Econômico Brazil-USA 2025 e em painel promovido por Brazil Journal e PlatôBR

Dois eventos com foco em investimentos e ambiente de negócios marcaram a agenda do governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (14/5), em Nova York. No fim da manhã, Leite participou do Summit Valor Econômico Brazil-USA 2025. À tarde, foi convidado para o painel promovido pelo Brazil Journal e pelo PlatôBR. Em ambos, apresentou dados atualizados sobre a economia do Rio Grande do Sul, os efeitos da tragédia meteorológica de 2024 e as medidas em curso para reconstrução e retomada do crescimento.

Leite destacou que o Rio Grande do Sul cresceu 4,9% em 2024, já gerou mais empregos em 2025 do que em todo o ano anterior e atraiu R$ 100 bilhões em investimentos privados desde o início do novo ciclo. Também detalhou os eixos do Plano Rio Grande, estruturado para orientar ações nas áreas de infraestrutura, moradia, inovação, crédito e adaptação climática.

“Estamos enfrentando uma reconstrução complexa, mas com foco, responsabilidade e planejamento. Essa crise nos impôs dor, mas também nos abriu a possibilidade de acelerar transformações estruturais que o Estado já vinha construindo”, afirmou o governador.

A fala foi centrada na busca por um ambiente de negócios estável e confiável. Leite defendeu a importância de previsibilidade institucional, responsabilidade fiscal e segurança jurídica para garantir que os investimentos se concretizem e gerem impacto positivo. Também reforçou o papel dos Estados como protagonistas na formulação de políticas públicas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no cenário federal.

As agendas reuniram empresários, investidores, gestores de fundos e representantes de grandes veículos especializados em economia e finanças.

A missão liderada por Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.