Gerdau reinicia produção de aço em unidade no Ceará

Gerdau reinicia produção de aço em unidade no Ceará

Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Carlos Rubens Araújo Alencar; Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; Governador do Ceará, Elmano de Freitas; Presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter. Crédito: Stephan Eilert.

Governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitou, ao lado do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, a aciaria da planta, que passou por modernização.

A Gerdau retomou, nesta segunda-feira (2), as atividades na sua unidade localizada em Maracanaú (CE), como parte do plano de modernização da aciaria da planta. Em cerimônia que contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, a maior empresa brasileira produtora de aço recebeu a visita do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.

O investimento de cerca de R$ 200 milhões teve por objetivo o aprimoramento das práticas ambientais, melhoria da eficiência operacional e modernização dos equipamentos da área da aciaria, permitindo com que a operação forneça tarugos com 12m de comprimento. Durante a execução do investimento, foram gerados cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos.

“Com o reinício da aciaria em Maracanaú, ampliamos nossa produtividade e a oferta de produtos no Ceará, reforçando o atendimento dos nossos clientes nas regiões Nordeste e Norte do País”, afirma Johannpeter. “Diante de um mercado doméstico fortemente impactado pela entrada excessiva de aço importado, a Gerdau segue investindo em iniciativas que ampliem a competitividade e rentabilidade de suas operações”.

A Gerdau possui uma outra unidade focada em laminação no Ceará, localizada no município de Caucaia, que também utilizará o aço produzido na planta de Maracanaú como matéria-prima para a fabricação de aços longos.

Sobre a Gerdau

Com 125 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia é referência de internacionalização no setor industrial brasileiro, está presente em vários países nas Américas e conta com 30 mil colaboradores em todas as suas operações. A empresa possui 29 unidades produtoras de aço, sendo 13 plantas na América do Norte. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), que representa metade da média global do setor. A companhia possui, inclusive, uma marca destinada a uma linha de produtos com baixa emissão de carbono, chamada Gerdau NewEco. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.