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Georg Beyschlag: a conectividade remota facilita o aprendizado para TI, professores e alunos

O aprendizado online não é exatamente novo. Suas origens remontam à década de 1960 – e embora a internet ainda não tivesse sido inventada, estudantes da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, começavam a aprender de um jeito novo: por meio de terminais de computador interligados para formar uma rede.

Em 1986, a Universidade de Toronto, no Canadá, ofereceu o primeiro curso totalmente online. Três anos depois, a Universidade de Phoenix, também em solo norte-americano, se tornou a primeira instituição de ensino do mundo com cursos totalmente online, do bacharelado ao mestrado.

A partir daí, a revolução do ensino online foi consolidando seu potencial e abrindo caminhos ao longo das décadas seguintes. Com a chegada da Covid-19, a aceleração se tornou ainda mais evidente, uma vez que o lockdown como medida para conter a disseminação da pandemia, levou ao fechamento das aulas presenciais – e universidades em todo o mundo tiveram que se adaptar e migrar para o ensino remoto.

Agora, cinco anos depois, o processo de adaptação à nova realidade continua em ascensão e a semente da democratização do ensino online cresce a cada dia. Milhares de cursos de vários níveis que podem agora serem feitos de forma remota dando oportunidade a todos que desejam estudar de qualquer lugar, seja nas salas de aula ou nas salas de estar de suas casas.

No entanto, há desafios técnicos que podem inviabilizar o aprendizado se não forem abordados adequadamente.

Para que ambientes de aprendizagem híbrida ou totalmente remota funcionem bem e sejam seguros, acolhedores, inclusivos, estimulantes e sem interrupções para engajamento ativo dos alunos e construção de conhecimento. Para isso, todos – de alunos e professores a equipes de TI – necessitam de acesso confiável e seguro à tecnologia certa.

A Complexidade
Instituições de ensino têm necessidades únicas de conectividade remota em comparação com outras organizações. Com quase um terço dos cursos universitários ainda combinando ensino presencial com aprendizado online, a escala de suporte necessária não pode ser subestimada.

Nesse sentido, alguns desafios são:

Base dispersa de utilizadores
Estudantes estão frequentemente acessando materiais de ensino diretamente de seus dormitórios nas faculdades, de suas casas ou bibliotecas usando tudo que têm à mão em termos de tecnologia. Isso engloba desde smartphones e tablets a MacBooks e PCs, cada um com um sistema operacional diferente. Já o corpo docente também pode dar aulas um dia no campus e o outro direto de suas casas. Por conta disso, os departamentos de TI devem cumprir com rigor a tarefa de prestar suporte a todo esse ecossistema amplamente distribuído, garantindo que tudo permaneça seguro e funcione de forma consistente.

Taxas de rotatividade mais elevadas
Novos estudantes são integrados à rede da universidade a cada ano letivo, enquanto cerca de um quarto dos alunos se formam e deixam a instituição no final do mesmo ano. Gerenciar o acesso a esse fluxo constante de pessoas certamente não é uma tarefa fácil. Logo, as organizações devem garantir que os novos discentes tenham fácil acesso a tudo que precisam e que os ex-alunos não sejam mais capazes de fazer login em sistemas aos quais não devem mais ter acesso. É um desafio de peso, e que se torna ainda mais complexo quando se considera que as instituições académicas muitas vezes lidam com um volume de dados confidenciais muito maiores do que empresas, como registros de alunos e dados de pesquisa.

Picos e quedas de uso drásticos
Em uma universidade, os problemas de TI são especialmente mais pronunciados no início do ano letivo, nas provas de meio de semestre e nas provas finais. Nesses períodos, não pode haver espaço para atrasos. Quando o laptop de um aluno trava na noite anterior a uma prova importante ou um professor não consegue acessar o material de trabalho minutos antes da aula, as equipes de TI precisam resolver esses problemas imediatamente.

A Solução
A saída é uma plataforma de conectividade remota eficaz, capaz de lidar com várias dessas questões ao mesmo tempo.

A plataforma deve fornecer recursos de suporte técnico em tempo real, permitindo que as equipes de TI se conectem de forma instantânea aos dispositivos que apresentam intercorrências, verifiquem os problemas e reconfigurem o que é preciso remotamente, sem a necessidade de gastar tempo e recursos com deslocamentos.

Os recursos de acesso e suporte remoto possibilitam aos técnicos de TI uma resolução de problemas muito mais rápida por meio de acesso direto aos sistemas operacionais dos dispositivos de cada usuário. Isso é muito mais dinâmico e produtivo que prover soluções por telefone, por e-mail ou até mesmo se deslocando até o local onde está o problema.

As plataformas de conectividade remota também permitem acesso seguro a recursos educacionais a qualquer hora e de qualquer local, garantido que professores e alunos permaneçam engajados de onde quer que estejam. Além disso, os alunos têm acesso remoto a softwares desenvolvidos especificamente para tarefas de laboratório ou bancos de dados de pesquisa, enquanto os professores podem acessar materiais do curso a partir de computadores em seus escritórios ou quando trabalham em home office.

Essa flexibilidade é particularmente valiosa para instituições de ensino com aplicativos especializados caros, uma vez que elimina a necessidade de adquirir licenças adicionais para acesso remoto.

Outro diferencial são os recursos de login único (SSO), essenciais para universidades com fluxo constante de alunos que entram e saem. Plataformas de conectividade remota limitam automaticamente o acesso dos usuários associados ao domínio da instituição. Isso significa que os novos alunos têm acesso imediato a tudo que precisam, enquanto graduados e ex-funcionários são automaticamente bloqueados quando deixam a universidade.

Tecnologias avançadas de conectividade remota oferecem ferramentas de segurança de nível empresarial que são fundamentais para instituições de ensino.

Por meio de controles de acesso condicional e gerenciamento de dispositivos, as universidades podem configurar políticas de autenticação rigorosa para manutenção e proteção de dados confidenciais (registros de alunos, resultados de pesquisas e informações financeiras, entre outros) contra usuários não autorizados.

O Impacto
Quando um aluno enfrenta um problema técnico durante um exame online ou quando um professor não consegue acessar os materiais didáticos minutos antes de entrar em aula, as implicações são enormes. Perder um único dia de aula pode comprometer todo um semestre letivo.

Os modelos tradicionais de suporte de TI, nos quais os técnicos precisam visitar fisicamente cada local, simplesmente não atendem mais às demandas dos ambientes de aprendizagem híbridos.

A Thompson Rivers University (TRU), uma universidade pública de ensino e pesquisa na Colúmbia Britânica, é um exemplo perfeito de como as instituições estão enfrentando com sucesso os desafios do ensino remoto. Fornecer suporte de TI para 13 mil estudantes no campus, 15 mil alunos remotos (Programa Open Learning) e cerca de 500 membros do corpo docente certamente não é uma tarefa fácil.

No entanto, ao utilizar uma solução de conectividade remota baseada em nuvem, a TRU tem apoiado de forma eficaz seus alunos e funcionários remotos e presenciais.

Com a tecnologia, a equipe de TI da TRU pode fornecer suporte em tempo real, promovendo uma experiência de aprendizagem perfeita, independentemente da localização de alunos e professores. Como bônus, a solução também ajuda a Thompson Rivers University a reduzir sua pegada de carbono, já que menos veículos precisam ir diariamente até o campus.

Outro exemplo é a universidade particular de artes liberais Ithaca College. Inicialmente fundada em 1892 pelo violinista William Egbert em um campus de mais de 300 hectares – equivalente a mais de 3.000.000 m² – na cidade de Ithaca, em Nova York, a instituição utiliza tecnologia com Realidade Virtual (RV) em salas de aula para formar futuros educadores, comprovando que as soluções de conectividade remota aperfeiçoam tanto a preparação dos professores quanto os resultados de aprendizagem dos alunos.

Com esse avanço tecnológico, o corpo docente pode planejar e ministrar aulas em ambientes de realidade virtual e usar salas de bate-papo e vídeos para criação de conteúdo educacional imersivo.

O Caminho a Seguir
A discussão aqui não é sobre o futuro da educação estar na escolha entre ensino presencial e ensino online. Há espaço para ambos os modelos. O futuro está na integração das duas abordagens por meio de uma solução tecnológica remota robusta, segura, fácil de usar e que facilita o aprendizado para todos os envolvidos.

Com a evolução do ensino híbrido, as instituições de ensino devem priorizar tecnologias que aprimorem a acessibilidade, sem abrir mão da segurança e da eficiência operacional.

Ao trilhar esse caminho, elas não estarão apenas se preparando para os desafios do amanhã. Elas estarão garantindo que seus alunos tenham maiores chances de sucesso.

* Por Georg Beyschlag – Presidente da TeamViewer Américas

Sobre a TeamViewer
A TeamViewer é a fornecedora líder global de plataformas voltadas para ambientes de trabalho digital que conectam pessoas com tecnologia, permitindo aprimorar e automatizar processos para acelerar a evolução e a transformação digital nas empresas. Em 2005, a TeamViewer lançou a solução homônima TeamViewer, primeiro software capaz de se conectar a computadores em qualquer lugar do planeta para aumento de produtividade e redução de custos com viagens e deslocamentos desnecessários dos técnicos de suporte para resolução de problemas em outras regiões. Rapidamente, a tecnologia TeamViewer se tornou o padrão da indústria mundial para acesso e suporte remotos e a solução número 1 de centenas de milhões de usuários em todo o mundo para resolução de problemas de TI. Atualmente, mais de 660 mil clientes de todos os setores, desde pequenas e médias empresas até as maiores companhias de renome internacional, confiam na tecnologia TeamViewer para otimizar seus locais de trabalho digitais, capacitando tanto os funcionários que atuam em escritórios como os que estão na linha de frente. As organizações utilizam o extenso portfólio de soluções da TeamViewer para evitar e resolver interrupções com terminais digitais de qualquer tipo, gerenciar com segurança cenários complexos de TI e de dispositivos industriais e aprimorar processos com assistência e fluxos de trabalho com Realidade Aumentada (RA), alavancando a Inteligência Artificial (IA) e promovendo uma perfeita integração com os principais parceiros de tecnologia. No contexto da Transformação Digital global e de desafios como a escassez de mão de obra qualificada, o trabalho híbrido, a análise acelerada de dados e o surgimento de novas tecnologias, as soluções da TeamViewer oferecem um nítido valor agregado, aumentando a produtividade, reduzindo o downtime de máquinas, acelerando a integração de talentos e melhorando a satisfação do cliente e dos funcionários. Com sede em Göppingen, na Alemanha, a empresa emprega mais de 1.900 pessoas em todo o mundo e alcançou uma receita de cerca de 671 milhões de euros em 2024. A TeamViewer SE (TMV) está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt e pertence ao MDAX.

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Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

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