O Brasil se destaca como referência global ao adotar um comboio oficial totalmente elétrico para a Presidência e a Vice-Presidência da República. A iniciativa é viabilizada por uma parceria entre a General Motors, responsável pela entrega de quatro unidades do Chevrolet Blazer EV – SUV 100% elétrico mais avançado da marca no país – e a WEG, que forneceu a infraestrutura de recarga instalada no Palácio do Planalto. Os veículos serão utilizados em atividades e compromissos das duas autoridades, marcando um avanço na modernização da frota oficial.
A iniciativa representa um passo importante na descarbonização da frota governamental e está alinhada ao movimento nacional de transição energética, impulsionado por políticas públicas e compromissos assumidos pelo Brasil para reduzir emissões e ampliar o uso de tecnologias de baixo carbono.
Os modelos cedidos são da versão RS, com autonomia de até 481 km (Inmetro) e baseados na mais avançada plataforma global de baterias da GM, que sustenta a nova geração global de veículos elétricos da empresa.
A recarga dos veículos será realizada em infraestrutura instalada no Palácio do Planalto, resultado de parceria estratégica com a WEG, que forneceu dois carregadores convencionais (AC) e um rápido (DC), garantindo agilidade e eficiência no abastecimento. A General Motors e a WEG mantêm presença sólida e investimentos contínuos no Brasil, e esta iniciativa reforça o compromisso das duas empresas com a inovação e com a ampliação da mobilidade elétrica no país.
“A incorporação do Blazer EV à frota oficial da Presidência reforça o avanço da eletrificação no Brasil e mostra que a tecnologia já está pronta para atender diferentes necessidades de mobilidade. Seguimos avançando na estratégia de liderar a transição para uma mobilidade de baixo carbono, alinhada à meta global da GM de neutralizar as emissões até 2040”, afirma Fabio Rua, vice-presidente da General Motors América do Sul.
“A WEG tem orgulho de contribuir com soluções que aceleram a transição energética no Brasil. Esse projeto conjunto com a GM e a instalação dos carregadores no Palácio do Planalto reforçam nosso compromisso com a mobilidade elétrica e com a construção de um futuro mais eficiente e sustentável”, declara Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente de Digital e Sistemas da WEG.
A ação também está alinhada à rota estratégica da Anfavea, entidade que representa o setor, que projeta que veículos eletrificados alcançarão 80% das vendas de veículos leves no Brasil até 2040, impulsionando a transição para uma mobilidade mais limpa. Igor Calvet, presidente da associação, reforça ainda a importância de um ecossistema completo, que inclui infraestrutura, políticas públicas e investimentos em P&D pelas fabricantes – como o Programa Mover – para viabilizar essa transformação.
Os veículos cedidos à Presidência da República são de propriedade da General Motors e foram disponibilizados ao Governo Federal sem qualquer custo, por meio de contrato de comodato, válido por um ano e com possibilidade de renovação. Os carregadores fornecidos em parceria com a WEG, também foram cedidos no mesmo modelo de comodato.
Sobre a GM:
A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Saiba mais em gm.com.br
Sobre a WEG:
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica.
Com operações industriais em 18 países e presença comercial em mais de 140 países, a companhia possui mais de 47 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2024, a WEG atingiu faturamento líquido de R$38,0 bilhões, destes 57,0% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.