A 6ª edição do estudo da consultoria de marca Gad’, que analisa o comportamento das marcas e sintetiza suas conclusões em dez grandes insights, é apresentada em versão audiovisual, em parceria com a ESPM
O Gad Insights, estudo proprietário da consultoria de marca Gad’, ganhou um novo formato na edição 2025. O relatório anual que analisa o comportamento das marcas ao longo do último ano, e sintetiza suas conclusões em dez grandes insights, chega em formato audiovisual (videocast e podcast), produzido em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Para discutir as principais tendências identificadas na 6ª edição do estudo, com o tema central “O resgate das origens”, o CEO do Gad’ Luciano Deos convidou João Clark, diretor de Marketing e Growth do Sicredi; Ana Cristina Estrada, professora de Branding da ESPM e consultora de marketing; e Patricia Takehara, diretora de Estratégia do Gad’.
O videocast/podcast Gad Insights 2025 aborda cada um dos dez insights que compõem o estudo, resultado de um amplo trabalho de observação, investigação e análise conduzido pela equipe da consultoria ao longo do último ano.
Para Luciano Deos, o novo formato audiovisual amplia o acesso ao conteúdo do estudo e favorece discussões mais profundas sobre a evolução das marcas.
“O videocast Gad Insights 2025 nasce como um convite para olhar o futuro sem perder de vista a essência. Em um mercado acelerado por tecnologia, dados e inteligência artificial, as marcas que permanecem são aquelas que compreendem o que lhes dá densidade e significado. O videocast fortalece esse diálogo, aproximando academia, mercado e lideranças empresariais”, afirma.
O programa aprofunda o debate sobre as transformações estruturais do mercado e oferece leituras estratégicas para empresas que buscam relevância em um ambiente de rápidas mudanças culturais, tecnológicas e comportamentais. O relatório mostra que o futuro das marcas nasce da autenticidade e que a sobrevivência das empresas depende de um retorno às raízes, à sua história e àquilo que resiste ao tempo.
No videocast, João Clark analisa como marcas longevas, como o próprio Sicredi, com mais de 120 anos de história, equilibram inovação e memória, além da importância da reconquista da confiança do consumidor.
“Vivemos uma época em que se confia mais em pessoas do que em corporações. Há uma crise profunda de discernimento sobre o que é verdade e o que é mentira. Hoje, muitas vezes, a opinião publicada no Instagram por alguém próximo tem mais peso do que o trabalho de um jornalista que estudou anos para apurar e comunicar fatos. Essa desconfiança impacta todas as categorias e transforma a confiança em um atributo cada vez mais valioso. No setor financeiro, isso é ainda mais evidente. Em nossa pirâmide de atributos, confiança aparece, há anos, como o principal fator de escolha”, destaca João Clark.
Já a professora Ana Cristina Estrada se aprofunda no movimento de “epidemia de rebranding”, com a revisão das identidades visuais e simbólicas das marcas. Para ela, o consumidor está mais nostálgico porque vive em um contexto de excesso de informação, instabilidade e busca por referências.
“Há pesquisas mostrando que até jovens sentem nostalgia de épocas que não viveram. Também é uma reação ao frenesi do rebranding recente, que muitas vezes foi reduzido à atualização visual, quando branding é algo muito mais profundo. Muitas marcas se perderam nesse movimento, algumas se tornando exemplos de como não fazer”, destaca a professora Ana Cristina Estrada.
Para Patricia Takehara, diretora de estratégia do Gad’, há um movimento das marcas para cruzar as fronteiras da experiência. “Dopamina é a palavra do momento. Marcas e pessoas estão sempre buscando o próximo nível de estímulo, e por isso vemos ativações cada vez mais diferentes, tentando entregar experiências novas ao consumidor. Mas, na prática, muito pouco disso realmente fica na memória ou cria conexão. A experiência é o que permanece. Não adianta ter uma marca bonita ou uma comunicação impecável se a experiência é ruim — e nosso estudo mostra que 80% das pessoas trocariam de marca após uma experiência negativa”, comenta Patricia.
A parceria com a ESPM reforça o compromisso da Gad com a formação crítica de profissionais e com a difusão de conhecimento qualificado para o ecossistema de branding e comunicação.
O videocast Gad Insights 2025 está disponível nos canais oficiais do Gad.
Confira no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=KbzSwkf5YsM
E no Spotify: https://open.spotify.com/episode/4hDHHkGHizXVmSmKC5Hgkb?si=QVJZbmAdQIevApOYS402Eg
O estudo completo está no link: https://www.gad.com.br/insights-2025/
Sobre o Gad
“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há quatro décadas no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência. Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.