"A inteligência artificial é a ferramenta do cotidiano de pessoas, empresas e órgãos públicos", disse a CEO da Storia, Beatriz Moraes, na abertura do fórum. Foto: divulgação

Fórum IA Unicórnio da Gestão debate o presente e o futuro na administração pública e privada

Imersão reuniu participantes no CIEE-RS, em Porto Alegre, ao longo da quinta-feira (06)

Um público qualificado e atento às transformações tecnológicas participou do Fórum IA Unicórnio da Gestão, promovido pela Storia Eventos e Projetos, em parceria com o CIEE-RS, nesta quinta-feira, 6. A programação reuniu especialistas e gestores para discutir a Inteligência Artificial (IA) não mais como tendência, mas como realidade aplicada nas esferas pública e privada. Cerca de 300 convidados acompanharam as atividades ao longo do dia.

A proposta de trazer a inteligência artificial como ferramenta de elemento do cotidiano de pessoas, empresas e órgãos públicos, foi um dos destaques da imersão. “Discutimos um tema tão transformador em um dia de muita conexão com convidados dos setores publico e privado. Os palestrantes vieram de diversas partes do Rio Grande do Sul e do Brasil e proporcionaram uma agenda de muito conhecimento”, disse a CEO da Storia, Beatriz Moraes.

A diversidade de pontos de vista sobre o tema enriqueceu a primeira edição do Fórum IA Unicórnio da Gestão. O executivo Cleber Silveira, da Philip Morris Brasil, apresentou a palestra “Desafios e evolução das relações governamentais e institucionais”, destacando a transformação estratégica da empresa. “Estamos em uma profunda transformação, saindo do cigarro tradicional para tecnologias que possam resolver desafios econômicos e sociais, reforçando nosso compromisso com os mais de 198 municípios onde atuamos”, afirmou. A transformação que a inteligência artificial vem trazendo até mesmo para o comportamento de consumo foi um assunto frequentemente abordado no circuito de palestras, inclusive na fala de Ricardo Vieira, founder do Lab Estratégias, que encantou o público mostrando a nova maneira de pensar e executar campanhas publicitárias através da IA.

Inteligência Artificial como elo entre governo e população

A conexão entre a inteligência artificial, suas ferramentas e o setor público foi abordada nos painéis, com representantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Porto Alegre, trazendo reflexões sobre o papel da tecnologia na modernização do setor público. O painel “Inteligência Artificial e a Nova Gestão Pública” mostrou como a tecnologia vem atuando na modernização do setor público. A presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, destacou que a adoção de soluções baseadas em IA permite aos governos antecipar as necessidades dos cidadãos, oferecendo serviços mais ágeis e transparentes. “O que irá diferenciar um município do outro é a qualidade de vida e a estrutura que funciona. A inteligência artificial é uma aliada fundamental nesse processo”, afirmou.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stulp, presente no painel “IA em ação: conexões entre Estado e Município”, endossou o discurso, afirmando que a inteligência artificial está sendo utilizada para aprimorar a integração entre os níveis estadual e municipal, ampliando a eficiência dos serviços públicos. “Novas plataformas de dados funcionam como hubs centralizados, superando a fragmentação e permitindo respostas mais rápidas e coordenadas, especialmente em situações de emergência, como desastres naturais ou crises sanitárias”, enfatizou.

Impacto no mercado também foi pauta

O intuito do Fórum IA Unicórnio da Gestão foi trazer para o debate discussões sob diversas óticas de um fato: a inteligência artificial faz parte do cotidiano e irá, sim, substituir alguns processos antes feitos exclusivamente por mão de obra humana. Para que as ferramentas de inteligência artificial continuem atuando como aliadas, é necessário que cuidados sejam tomados. Essa pauta foi abordada pelo advogado Marcel Marques, sócio-fundador da MCM Advogados, na palestra “IA na Gestão: O Custo Oculto e a Blindagem Jurídica”. Ele alertou para os riscos legais e operacionais do uso de tecnologias de IA, reforçando a importância do monitoramento constante, treinamento das equipes e assessoria jurídica especializada. “A automação traz eficiência, mas também exige responsabilidade. É preciso garantir a proteção de dados e a segurança das informações em todos os níveis da gestão”, destacou.

Expectativa para novas edições

O sucesso da primeira edição da imersão já impulsiona o desenho do II Fórum. CEO do CIEE-RS, anfitrião do evento, Lucas Baldisserotto enfatizou a abrangência do encontro. “CIEE-s de todo Brasil estiveram participando porque o IA Unicórnio não é só de Porto Alegre ou do Rio Grande do Sul, ele é do Brasil e pertence à agenda nacional, tamanha importância do tema. O evento superou as expectativas, os painelistas foram extremamente felizes na escolha de seus temas, de relevância. Estamos só no aguardo da próxima edição, em 2026!”, pontuou.

Enfatizando a força do evento como palco para conexões, Beatriz Moraes confirmou a realização da próxima edição com novas vertentes e maior abrangência: “Em 2026, a segunda edição do IA Unicórnio da Gestão virá com maior robustez, conectando palestrantes, marcas e reforçando a força da gestão pública e privada”.

O IA Unicórnio da Gestão é uma iniciativa do CIEE-RS e da Storia Eventos e Projetos, com apoio da Exata Comunicação, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Philip Morris Brasil, Famurs, Feevale, IAUPE, TOTVS, Blue Ville, Ibis Budget, Nova, Orya, Brasil Inovador, Rede Pampa, Coletiva.net, Grupo Record, Jovem Pan FM e SBT.

Mais informações pelo: https://iaunicorniodagestao.com.br


Confira alguns dos painelistas e lideranças que participaram do IA Unicórnio da Gestão


Ramon Martins da Silva – Líder de Inteligência Artificial na TOTVS


José Paulo da Rosa – Reitor da Feevale


Emir Redaelli – Head de Negócios em IA na EstatAnalytics


Robson Galiano – CEO Grupo Microtarget


Rafael Spengler – Gerente de Inteligência da Invest RS


Bruno Silveira – Secretário de Estado Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão do RS


Débora Roesler – Presidente da Procempa


Adriane Perin de Oliveira – Presidente da Famurs


Joel Maraschin – Gestor público


Marcel Marquesi – Sócio-fundador do MCM Advogados


Carlos Eduardo Ruschel – CEO na Imóveis Crédito Real


Rodrigo Cury – Especialista em Inovação na Fruki Bebidas e conselheiro na Apdesign


Carol Baltazar – Diretora de TI da Philip Morris Brasil


Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul com Luiz Carlos Pinto da Silva, Secretário de Inovação de Porto Alegre


Ricardo Vieira – Head de Inovação & IA na Agência Comunicação Estratégica e Founder do Lab Estratégica


Kalil Sehbe – Diretor do Banrisul


Lino Maggi – Lider de Arquitetura AWS Brasil


Cleber Silveira – Head de Relações Governamentais da Philip Morris Brasil


Lucas Baldisserotto – CEO do CIEE-RS


Mônica Rachele – Jornalista, Radialista e mestre de cerimônia


Aldo Cargnelutti, CEO na Rede Brasil Inovador com Beatriz Moraes, CEO da Storia Eventos

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.